Black Sabbath

Black Sabbath é uma banda que foi formada no ano de 1968, em Birminghan, Reino Unido, e sua formação "clássica" tem como guitarrista Tony Iommi, baixista Geezer Butler, baterista Bill Ward e vocalista, Ozzy Osbourne (Embora muita gente prefira outras formações). Seu estilo é Heavy Metal, mas Butler afirma ser um Blues pesado e distorcido.

Origem

Em 1966, Ward e Iommy (ambos da banda Mithology), encontraram em uma loja um anúncio de um vocalista procurando uma banda. O vocalista era Ozzy Osbourne. Quando formaram a banda, Ozzy levou dois guitarristas da sua antiga banda (Rare Breed): Geezer Butler e Jimmy Phillips.
Depois, Butler assumiu o papel de baixista, e chamaram também o saxofonista Alan "Aker" Clarke. A banda escolheu o nome inicialmente de Polka Tulk Blues e encurtado depois para Polka Tulk, e começou a construir um repertório, principalmente blues. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para Earth. A formação exibe em vários locais, tocando covers de Jimi Hendrix, The Beatles, Cream e Blue Cheer e esculpiu o primeiro demo em 1968. Tiveram êxito no espaço de "pubs" britânicos e isto permitiu que o grupo fizesse nome no exterior.
Mais tarde a banda precisou mudar de nome, pois já havia uma banda com o nome Earth. E foi Butler quem deu a idéia do novo nome. Sendo ele um grande fâ de filmes de terror e magia negra, sugeriu o nome que ficaria por décadas: Black Sabbath.
Com o nome, a música deles foi ficando cada vez mais pesada, praticamente inaugurando o Heavy Metal e se tornando referência a todos do gênero.

Período de Transição

A partir de 72, o som da banda recebeu influências de Rock Progressivo e suas músicas começaram a ficar mais leves, enquanto o uso de drogas dos integrantes ficava cada vez mais pesado. Ozzy perdeu o pai e se retirou da banda por um tempo, para depois voltar, lançar um álbum e ser despedido por causa da sua enorme tendência a abusar de drogas e álcool.
Com a saída de Ozzy, a banda ficou instável e, por um longo tempo, trocando de membros. O único que sempre permaneceu na banda foi Iommi. Durante estas transições, merecem destaque três vocalistas que passaram pelo Black Sabbath.

Ronnie James Dio Para mim, o mais importante. Com ele lançaram o incrível álbum Heaven and Hell, que fez o Black Sabbath voltar ao topo. Muitos acreditam que Dio criou o sinal do chifre com a mão, porém há outros que afirmam terem o criado. Apesar do enorme sucesso de Dio na banda, saiu depois de alguns anos, devido à uma briga com Iommi.

Ian Gillan
Excelente cantor e ex-Deep Purple, aceitou se juntar ao Black Sabbath enquanto estava bêbado em um bar com Iommi. Estava confuso mas a escolha foi boa, já que lançou bons álbuns com o Black Sabbath. Essa junção até foi apelidada de Black Purple, porém Gillan saiu após alguns anos para voltar para o Deep Purple.

Tony Martin
Foi o último a cantar (com canções escritas originalmente por Gillen) para o álbum The Eternal Idol, embora entre os colecionadores, pode ser encontrada a versão original cantada por Gillen. A reunião entre o novo vocalista e o Iommi ocorreu através do gerente de Martin, antigo companheiro de escola do líder do Sabbath. Os álbuns lançados foram bons e mantiveram o estilo da banda anterior, porém o álbum não recebeu o reconhecimento devido.

Reuniões

Há pouco tempo atrás, o Black Sabbath ainda fazia reuniões com a formação: Iommi, Dio, Butler e Ward. Agora, com a morte de Dio, entram novamente à deriva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.