Progressive Rock

Então, nesse meu post eu vou falar sobre uma das mais incríveis vertentes do rock, o Rock Progressivo, eu falei no meu ultimo post a respeito da banda Kansas, e agora eu vou falar sobre o estilo que eles tocam, enjoy...

Rock Progressivo? O que é o rock progressivo, inicialmente irei citar uma definição encontrada no site (www.rockprogressivo.com.br):

"Músicas de longa duração, desde os seus quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita (incluindo aí o clássico, o barroco, o medieval...). o blues, etc; uma maior complexidade das composições, tanto em termos de melodia quanto de arranjos e ritmo, em comparação ao que normalmente se entende por Rock. Uma busca pela experimentação e por sons exóticos, daí a importância dos teclados e sintetizadores para o estilo; uma variedade de ritmos e tonalidades dentro de uma mesma composição, gerando a tal impressão de música "difícil e/ou pretensiosa" e o rompimento com o caráter dançante do rock."


Na minha concepção, o rock progressivo é o rock tradicional, incrementado com instrumentos de música clássica na sua composição, instrumentos como violino, piano, teclados e outros. O que torna a composição da música muito mais bela e até mesmo mais complexa, visto que não são musicas fáceis de serem executadas com uma banda qualquer.

A respeito das bandas que seguem esse estilo podemos citar: Pink Floyd, Kansas, Genesis, Dream Theater, entre outras. Essas mesmas bandas podem ser dividas em variantes dentro do próprio estilo, como o Dream Theather que toca a música progressiva baseada no metal e não no rock, ainda seguindo a mesma base.

Espero que tenham "aprendido" um pouco mais sobre esse estilo e recomendo que escutem músicas dessas bandas citadas, se quiserem ouvir um rock progressivo de qualidade, recomendo mais do que nunca, o album Always Never the Same do Kansas, então, é isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.