Let there be guitar, AAH Let there be rock!

A guitarra elétrica sem a menor sombra de duvidas é o grande simbolo do blues e obviamente do rock, a guitarra sempre foi o instrumento mais associado aos gêneros.
Após inúmeras tentativas sem grande sucesso, Les Paul foi o primeiro a solucionar o enigma de como amplificar uma guitarra de estilo espanhol. Substituiu o corpo oco por um pedaço de madeira de pinho(1940).Também nos anos 40, Leo Fender começou a experimentar com guitarras de corpo sólido e nos anos 50 a compania Gibson se tornou a maior competidora de Fender na produção em massa de guitarras elétricas para o já então florescente mercado.O som é sempre amplificado eletronicamente e pode sofrer diversas distorções (ao gosto do músico). É um instrumento de cordas (de aço), ou seja,o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos.

Guitarras maciças: São guitarras de construção maciça, não possuem caixa de propagação acústica, seu som natural é pouco intensoe consegue ter mais sustentabilidade na nota. Podem ter o braço embutido ao corpo, colado ou ainda parafusado. Pelo fato de não apresentarem caixa acústica, a madeira com que são construídas é a principal responsável pelo timbre que elas entoarão. As guitarras maciças são preferidas por músicos que necessitem adicionar efeitos sonoros (principalmente distorção) e tem seu uso mais realizado para produção de músicas dos estilos e derivados do rock. Os modelos mais conhecidos entre as guitarras maciças são as Fender Telecaster e Stratocaster as Gibson Les Paul e SG, bem como as guitarras Ibanez, Washburn, muito utilizadas no heavy metal.

Guitarras semi-acústicas: São guitarras que possuem caixa de propagação acústica, seu tamanho é relativamente maior que as maciças e seu som natural também é mais intenso. A abertura acústica pode causar influência na captação elétrica dependendo do tipo do captador usado (maior influência com captadores passivos e menor, ou nenhuma com captadores ativos, São guitarras mais usadas sem a adição de efeitos.

Estes são alguns dos modelos mais famosos de guitarras conhecidos:

  • "The Log" a primeira
  • Ibanez Jem 555
  • Gibson ES 335
Fonte: http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.