Após inúmeras tentativas sem grande sucesso, Les Paul foi o primeiro a solucionar o enigma de como amplificar uma guitarra de estilo espanhol. Substituiu o corpo oco por um pedaço de madeira de pinho(1940).Também nos anos 40, Leo Fender começou a experimentar com guitarras de corpo sólido e nos anos 50 a compania Gibson se tornou a maior competidora de Fender na produção em massa de guitarras elétricas para o já então florescente mercado. O som é sempre amplificado eletronicamente e pode sofrer diversas distorções (ao gosto do músico). É um instrumento de cordas (de aço), ou seja,o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos.
Guitarras maciças: São guitarras de construção maciça, não possuem caixa de propagação acústica, seu som natural é pouco intensoe consegue ter mais sustentabilidade na nota. Podem ter o braço embutido ao corpo, colado ou ainda parafusado. Pelo fato de não apresentarem caixa acústica, a madeira com que são construídas é a principal responsável pelo timbre que elas entoarão. As guitarras maciças são preferidas por músicos que necessitem adicionar efeitos sonoros (principalmente distorção) e tem seu uso mais realizado para produção de músicas dos estilos e derivados do rock. Os modelos mais conhecidos entre as guitarras maciças são as Fender Telecaster e Stratocaster as Gibson Les Paul e SG, bem como as guitarras Ibanez, Washburn, muito utilizadas no heavy metal.
Guitarras semi-acústicas: São guitarras que possuem caixa de propagação acústica, seu tamanho é relativamente maior que as maciças e seu som natural também é mais intenso. A abertura acústica pode causar influência na captação elétrica dependendo do tipo do captador usado (maior influência com captadores passivos e menor, ou nenhuma com captadores ativos, São guitarras mais usadas sem a adição de efeitos.
Estes são alguns dos modelos mais famosos de guitarras conhecidos:
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!
Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.