The New Design Of Les Paul


Não queridos leitores, eu ainda não estou louco, Les Paul poderia ter sido o nome da guitarra conhecida como "SG" (como mostra a imagem ao lado). Hoje falarei um pouco sobre um dos modelos de guitarra mais famosos do mundo.
Em meados de 1960 a Gibson Guitar Corporation sentiu que o modelo Les Paul, fabricado desde 1952, já esgotara seu apelo, e decidiu mudar o design. Duas críticas frequentemente dirigidas às Les Paul se referiam ao seu elevado peso e o difícil acesso aos últimos trastes, o que prejudicava a sua tocabilidade. E esses problemas foram levados em consideração. E provavelmente, influenciado pelos novos cenários musicais estabelecidos com o fim dos anos 50 que Ted McCarty e sua equipe de luthiers tomaram a arriscada decisão de redesenhar a guitarra sólida da companhia que ainda é a mais popular linha de guitarras Gibson até os dias de Hoje. Depois que o contrato de Les Paul com a Gibson terminou em 1962, a guitarra que seria a nova Les Paul teve que ser renomeada para "SG" (abreviação para "solid guitar", ou "guitarra sólida").
O corpo da SG é produzido em mogno. Bem mais fino que o da Les Paul tradicional, sem frisos, com dois "chifres" pontudos e com um acesso às últimas casas muito superior ao de sua antecessora. quando introduzida, a SG vinha equipada com 2 ou 3 captadores humbuckers, um tremolo vibrola e um pequeno escudo de 5 camadas na parte inferior do corpo. Os controles individuais de cada captador para timbre e para volume também eram encontrados na SG. Já em 1967 a SG foi ligeiramente redesenhada para funcionar com um escudo bem maior, que cobria praticamente todo o topo da guitarra. Este escudo é padrão nas SG Standard atualmente, ou no caso das Epiphone (submarca da Gibson) G-300.

O perfil do braço da SG era semelhante ao da Les Paul de 1960, muito mais fino do que os encorpados braços, que era padrão da Gibson nos anos 50. Ainda hoje é considerado por alguns como o braço mais veloz do mundo. O equilíbrio da SG também é bastante diferente do encontrado nas guitarras Les Paul, pois o posicionamento do pino de correia é bastante diferente. Nas "SG"s o pino de correia encontra-se na parte traseira da guitarra, ao invés da lateral, como na maioria das guitarras. A quantidade reduzida de madeira no corpo também influencia no balanço do instrumento, que frequentemente é mais pesado no braço que no corpo, tendendo a cair pelo braço quando tocada em pé ( pura verdade ).
O timbre produzido pela SG é essencialmente diferente dos timbres da Les Paul apesar da captação idêntica. Os fatores decisivos para essa diferença no timbre são, basicamente a ausência de uma camada de maple no topo de mogno encontrada nas Les Paul tradicionais e a própria espessura reduzida do corpo da SG.

Alguns artistas são instantanemente associados à SG, como Angus Young, que inclusive possui um modelo de guitarra SG assinada com o seu nome de acordo com suas especificações dentro da linha de produção da Gibson.
Eric Clapton, durante o seu tempo na banda Cream utilizou uma SG que ficou famosa pela sua pintura psicodélica realizada pelos artistas holandeses conhecidos como The Fool. A guitarra foi utilizada na gravação de alguns álbuns do Cream assim como em apresentações ao vivo.
Destaco também as SGs da Epiphone pois sou um feliz proprietário de uma G-400 que é o modelo com o escudo menor. Não tenho do que reclamar muito pelo contrario, ela tem um bom som e material de boa qualidade, e um preço razoavelmente barato.

Como gosto de contrariar amigos que provavelmente pensaram que eu escolheria um vídeo do meu ídolo Angus Young. Preferi escolher outro que também trata muito bem sua guitarra, o vídeo é de um guitarrista que normalmente usa a Stratocastar. Esta música instrumental (sem vocal) é interessante pois é possivel ouvir a SG com e sem overdrive (distorção), fora o fato de Eric Johnson ser um exímio guitarrista.
O vídeo é longo mas vale a pena ser visto.

*Quero ver alguem ter a cara de pau de dizer que o Slash toca mais que ele.(xD)*

Fonte (essencial):Wikipédia

2 comentários:

  1. Um guitarra realmente foda e muito linda, parabéns pelo post.

    loverocklive.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, é... essa guitarra é foda ( e minha preferida.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.