The Drummer and The Drums - Part II

Então pessoal, infelizmente não recebi nenhum comentário, positivo ou negativo pra minha postagem, mas tudo bem, eu estou aqui hoje pra continuar minha série de posts, que eu acho que vão ser 3. Hoje eu vou falar sobre os cymbals ou como conhecemos no Brasil, os pratos.

Existem varios pratos presentes na bateria, uns até mesmo mais cruciais que outros em questão de finalidade. Os pratos presentes num kit simples de bateria são: o chimbal(que são dois pratos), o prato de condução e o prato de ataque. Outros pratos importantes, mas não cruciais em um bateria são: o china, o splash, etc.

Vou falar sobre cada um deles:

Chimbal(Hi-Hat): Pra quem tocar metal, não, mas é o prato mais importante da bateria, você conduz o ritmo nele e ainda faz a marcação de tempo através dele, com o pé, são dois pratos juntos que ao tirar o pé do pedal eles se abrem. Existem muitos efeitos que se pode colocar em um chimbal em questão de tecnica de bateria. A maioria dos bateristas fazem a sua condução no chimbal, à exceção de quem usa bumbo/pedal duplo.

Prato de Ataque (Crash): Esse é inconfundível, o som estridente, talvez mais conhecido do que o próprio chimbal para quem não entende. O Crash é o mais utilizado para finalização de viradas, para dar um efeito a um certo ritmo e até mesmo para conduzir um som mais pesado. Entre todos é o meu prato preferido.

Prato de Condução (Ride): Todos já ouviram mas não o reconhecem, é um prato caracterísitco de condução do ritmo, para diferenciação do chimbal, é logico que pode ser feito como um crash para colocar algum efeito, mas o seu propósito é o principalmente conduzir o ritmo.

Splash: Um prato muito pequeno que todo mundo já deve ter visto, eu mesmo nunca usei, por isso não sei reconhecer seu som dentre os demais, mas creio que possui um som mais baixo e mais de efeito, pode também ser colocado em cima do crash para obter um efeito diferente ao tocar.

China: Semelhante ao crash, é um prato "invertido" que é utilizado da mesma forma que o crash, à exceção de que o china não fica legal para condução de ritmo, mesmo porque possui um som bem seco.

Muitos devem se perguntar se não faltaram pratos aqui, e eu creio que pode ter faltado algum que eu não conheça ou não me recorde. As grandes baterias possuem muito mais pratos do que os citados aqui, mas também, cada uma dessas tem um monte de crashs, um monte de rides e assim por diante. Cada um com sua finalidade e som especifico.

Creio que tenha ficado claro, e ainda aguardo por comentários, se alguem lê isso aqui né! Deêm sinal de vida!! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.