The Drummer and the Drums

Então galera, sou eu dando as caras aqui novamente, como eu percebi que o blog está crescendo muito, e rápido, eu resolvi dar uma passada aqui pra uma postagem, porque nosso leitores merecem, não é mesmo?

Hoje eu irei fazer o primeiro post de uma sequencia que vai se chamar " The drummer and the drums", ou em português, "o baterista e a bateria", em inglês eu acho que fica um pouco mais expressivo, mas tudo bem, no post de hoje eu irei falar sobre os "tambores" da bateria. Não gosto muito de chamar de tambores e sim pelo nome certo de cada peça, mas como não tem termo melhor, vamos lá!

Um Kit básico de bateria é composto por 5 "tambores", sendo eles a caixa, o surdo, o tom 1, o tom 2 e o bumbo. Segue a foto mostrando qual é qual, e explicarei cada um deles.


Caixa: Talvez pra mim, juntamente com o bumbo, o tambor mais importante da bateria, 90% ou mais das músicas que contém bateria possuem batida de caixa em algum momento, talvez porque a caixa possui uma esteira por baixo dela, que com a vibração emitida pela batida faz um barulho mais agudo que os demais tambores (Aquele famoso "Tá"). Essa esteira pode ser suspensa com apenas uma "alavanca" presente na caixa, tornando-a grave no mesmo momento.

Surdo: Uma peça importantíssima em uma bateria é o surdo, porque além de ser útil em viradas, ele pode ser usado para conduzir o ritmo no lugar de um prato, e tambem é muito utilizado em uma virada chamada de "crescendo"(não tenho certeza do nome), onde se bate o surdo com a caixa aumentando o ritmo com o tempo.

Tom 1: Outro tambor grave da bateria, não tão grave quando o surdo, mas mais grave que a caixa com a esteira suspensa. É útil para dar um toque especial à sua levada, e para serem feitas viradas excepcionais, uma bateria pode existir sem Tom 1 e Tom 2, mas é uma coisa totalmente "sem sal". É possivel tambem conduzir musicas nos tons, mas eu particularmente não gosto. Se algum baterista ler isso, pode dar a sua opnião sobre o assunto, aqui eu expresso somente minha opnião.

Tom 2: Mais grave que o Tom 1, funciona como o mesmo, sendo dispnesável em alguns kits mais simples, ou pelo próprio gosto do baterista. Eu sinceramente acredito que sem o Tom 2, as viradas não tem a mesma graça.

Bumbo: O segundo tambor mais importante da bateria, e o mais grave de todos, serve para conduzir o ritmo, marcando o tempo e deixando aquele som característico de "Tum!", não existe, até onde eu sei, alguma música que não tenha bumbo, o bumbo serve para guiar o ritmo, o baxista segue o ritmo do bumbo em uma banda. Ou seja, tem um papel supremo na bateria, e é tocado com o pé, através de um pedal. Alguns gostam muito de usar "pedal duplo" característico do estilo Heavy Metal. Eu simplesmente acho que o pedal duplo é importante, mas não é o principal, nem no Metal. Talvez a coordenção entra bumbo e caixa seja uma das mais complicadas coisas da bateria, no momento em que seu pé tem que ser totalmente coordenado com a sua mão.

A respeito de marcas, existem muitas que podem ser citadas, a bateria do exemplo é um modelo igual à minha bateria, à diferença que o meu surdo não é suspenso igual o da foto. Ela é da marca RMV, que é uma marca excelente, principalmente para iniciantes. Existem as baterias da Ludwig que são as melhores na minha opnião e muitas outras marcas como Yamaha, Groovin' Pro, entre outras.

Então é isso aí! Semana que vem eu volto com um post a respeito dos pratos da bateria, se gostaram, comentem, se não gostaram, comentem, se nem leram, comentem também, pelo menos pra eu saber que tem alguem que lê o que eu escrevo, e já digo de passagem, que os 30 minutos que gastei escrevendo isso da minha própria cabeça foram gastos totalmente para vossas senhorias! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.