Guitar Heroes: Eric Johnson

Este é um baita de um guitarrista, um dos melhores que já ouvi, ainda que grande parte de suas músicas sejam somente instrumentais qualquer um que as ouve não sente nem o tempo passando, decidi postar uma míni biografia dele pois sei que ele não é muito popular no Brasil.
Eric Johnson nasceu em 17 de Agosto de 1954 em Austin, Texas, Estados Unidos. Ingressou na música muito jovem através do piano, quando, aos 11 anos idade, influenciado por músicos como Jimi Hendrix, Chet Atkins, John McLaughlin, Wes Montgomery e Django Reinhardt, começou a tocar guitarra.
Começou sua carreira musical na banda Mariani, em 1968. A banda lançou cem cópias de uma demo. Em 1974, ele entrou na banda The Electromagnets, com a qual gravou dois álbuns em 1975 e fez turnê até 1977, quando saiu da banda.
Em dois períodos, 1976 e 1978, ele trabalhou em um álbum que só foi lançado muito tempo depois, em 1998, "Seven Worlds" que tem musicas boas como " A Song For A Life", e assinou um contrato de cinco anos. Em 1985, gravou seu primeiro álbum solo, "Tones", que foi lançado em Abril de 1986 tendo como destaque a faixa "Zap" que foi indicada para o Grammy. Em 1987, ele trocou a gravadora Warner Bros. pela Capitol Records. Foi então em 1988-1989, que ele gravou o álbum "Ah Via Musicom", que foi lançado em Março do ano seguinte e tem o maior sucesso da carreira de Johnson a sensacional "Cliffs Of Dover" . Em 1996 ele gravou "Venus Isle" que teve a faixa "SRV" indicada para o Grammy, em 1997, na categoria Best Rock Instrumental. Forma sua segunda banda Alien Love Child em 1999, lançando seu primeiro álbum ao vivo em 2000, Live And Beyond, já tendo trocado a Capitol Records pela Favored Nations Entertainment, selo de propriedade do guitarrista Steve Vai. Lança "Souvenir" em 2002, um apanhado de músicas inéditas gravadas ao longo de sua carreira, buscando abrandar um pouco seu perfeccionismo, tendo em vista sua produção menos exigente. Em 2005 lança "Bloom", seu último álbum, também pela Favored Nations, que tem a faixa "12 To 12 Vibe" foi originalmente gravada como Intro Song, no vídeo da turnê G3 Live In Concert , de 1997. No mesmo ano lança, em DVD e CD, o show ao vivo Live From Austin Texas, gravado no evento Austin City Limits em 1988, uma performance há muito tempo aclamada e que já vinha circulando não-oficialmente em áudio pela internet.

Curiosidades:
*
Johnson é muito respeitado no meio musical, já tendo ganhado o Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Performance", em 1992, pela música Cliffs of Dover, do álbum Ah Via Musicom. Tocou e toca esporadicamente na turnê G3, com John Petrucci e Joe Satriani, com a qual veio pela primeira vez ao Brasil em 2006, na turnê latina dos guitarristas.

Está é "Cliffs Of Dover" o maior sucesso de Eric. Realmente uma bela música:


Neste vídeo Eric se apresenta no G3 e aparece ao lado de Stevie Vai e Joe Satriani :


Fonte: Wikipédia. Como conheço muito pouco sobre ele, infelizmente a Wikpédia foi mais do que essencial. A minha intenção é sempre passar informações corretas. E nem sempre todas elas estão na minha cabeça. Obrigado.

2 comentários:

  1. Puxa, sou fãzasso do Eric Johnson, guitarrita que tem o nome entre os maiores de todos os tempos. Cliffs of dover tem um riff feito com muito estilo, muito bom o post. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ele é vivo ? Não encontro em lugar nenhum essa informação. Manda pro meu E-mail quem souber por favor.. Cleiton.mrocha12@hotmail.com Abraço

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.