ROCK: Diversidade Instrumental - Violino


Pensamentos sobre instrumentos de Rock em grande parte das pessoas apontam para guitarra, baixo (muitas vezes e infelizmente, esquecido), bateria e vocal. Para demonstrar que Rock não é só isso, vou provar (ou pelo menos tentar provar), que outros instrumentos podem ser bem utilizados nesse estilo musical.
Começo então pelo:

Violino









Utilização no Rock


Aqui estão ótimas músicas de Rock em que o violino está presente. Aproveito também para lembrar-lhes que um post é dinâmico, então peço que me lembrem de mais bandas/músicas que utilizam esse instrumento, para poder avaliá-las e colocar no post.



// Queria que fosse show, mas coloquei esse com slides porque nos shows que achei (procurei pouco hehe) não fizeram o solo de violino. Se acharem, mandem o link.









E o violino também está presente no progressivo brasileiro...


Além dessas 3 bandas citadas (Kansas, Mahavishnu Orchestra e Sagrado Coração da Terra), há muitas outras que se utilizam desse instrumento, algumas com frequência maior do que outras, claro. Entre estas estão: Electric Light Orchestra, Led Zeppelin, Premiata Forneria Marconi e Epica. (São as que lembro no momento, se souberem de outra, comentem)

Confiram as bandas citadas, e dêem suas opiniões... até um próximo post.

3 comentários:

  1. Saudações.
    Sendo sincero acredito que não existem fórmulas prontas pra nada. Um bom rock pode ser composto utilizando qualquer instrumento, até mesmo as famigeradas pickups - ou será que Cypress Hill não é mais "rock´n´roll" do que muitas das bandas que estão por aí hoje em dia?!
    Depende de 3 coisas:
    1. da criatividade dos músicos;
    2. da forma como os elementos se combinam;
    3. da boa vontade de quem ouve.
    Sim, porque, como disse Frank Zappa:
    "a mente é como um paraquedas - só funciona se você abrí-la".
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, toco violino e gosto muito de saber que o meu instrumento preferido não está presente só em orquestras e músicas clássicas.

    Sei de muitas bandas de rock que usam violino nas suas músicas, a maioria é banda de Heavy Metal com gótico, mas vale a pena escutar.

    Aí vão as listas de algumas:
    • Shaman (Em destaque para a música Fairy Tale que é muito legal aí está o link da música no youtube, um vídeo que foi gravado ao vivo e aparece o violino claramente:

    http://www.youtube.com/watch?v=_quXKRNEQK4

    Vale a pena assistir, é emocionante.
    É isso aí, espero que gostem, até mais.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.