Guitar Heroes: Kirk Hammett

Hammett sem dúvidas é um dos melhores guitarristas da atualidade, tido como um virtuoso do instrumento. Em 2003, Hammett foi escolhido como 11° na lista "revista Rolling Stones- The 100 Greatest".

Kirk costuma usar muitos padrões de escalas em grupo ternário ou quaternário. Uso alternado da sexta maior e da sexta menor da escala, por exemplo, se a escala é lá menor natural (que contém a sexta menor, nota fá) ele às vezes a substitui pela sexta maior (nota fá#) que transforma a escala menor natural em modo dórico.
Muitos solos de Kirk fazem uso de arpejos simples tocados em duas cordas adjacentes como em Fade to Black. Muitos bends e poucos harmônicos. Frases com cordas soltas como em The God That Failed.

Kirk Lee Hammett nasceu em São Francisco, Califórnia, 18 de novembro de 1962. Filho de mãe filipina e pai comerciante de produtos marinhos, Kirk teve o primeiro contato com o rock através de seus irmãos e primos, em especial seu irmão Rick e uma grande coleção de discos de nomes como Jimi Hendrix, UFO e Led Zeppelin. O pequeno Hammett cresceu querendo ser um novo Hendrix ou Santana. Pelo que vemos há alguns anos atrás, Hammett chegou bem perto de seus ídolos tocando no Metallica.
Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi ninguém menos que Joe Satriani (que também voltaria a lhe dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já no Metallica). O problema é que no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora e Joe tentou convencê-lo de que guitarra não era o instrumento ideal para ele. O então futuro guitarrista se enfureceu e começou uma dedicação de mais de 12 horas diárias no instrumento — em questão de meses, através de seu esforço, o futuro integrante do Metallica virou um autodidata no assunto.
No começo dos anos 80, Kirk comprou sua primeira Fender Stratocaster, a guitarra de seus sonhos, e se tornou um verdadeiro fanático em busca do som perfeito. O guitarrista costumava desmontar todos os seus instrumentos, misturando as partes para ver qual combinação soaria melhor até que comprou uma Gibson Flying V e a busca terminou. Para comprar um amplificador melhor (um Marshall), Kirk também trabalhou por um tempo em um Burger King de São Francisco. Nessa mesma época ele fundou o Exodus com o finado vocalista Paul Baloff.
Em abril de 1983, Lars Ulrich ligou para Kirk, convidando-o para a banda. Kirk não pensou duas vezes (afinal era o Metallica que estava o chamando) e gastou suas economias em uma passagem aérea para Nova Jersey onde o Metallica estava. No dia 9 de abril, Dave Mustaine foi demitido da banda, fundando pouco tempo depois o Megadeth.
No dia 14 de abril do mesmo ano, Kirk fez seu primeiro ensaio com o Metallica. Por ter um estilo mais europeu de tocar heavy metal — melódico, muito técnico e rápido — foi aprovado de imediato.
E desde então, sua história se mistura com a de uma das maiores bandas de trash metal de todos os tempos.

♪ Estes são solos de Kirk em algumas músicas do Metallica:


♫ Neste vídeo Hammett aparece mostrando detalhadamente alguns de seus riffs.  


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.