Megadeth: do estúdio particular no meio do deserto à paranóia.

Megadeth 1994 (esq-dir): Menza, Mustaine, Friedman e Ellefson.
Saudações.
Levou 10 anos para que Dave Mustaine e a Megadeth conseguissem convencer mercado, crítica e público. Em 93 seus álbuns vendiam bem, a crítica especializada reconhecia a banda como um dos nomes importantes do Metal e os fãs já não se dividiam entre "contra" e "a favor" dessa ou daquela banda. O tempo e o talento haviam finalmente estabelecido um lugar ao sol para Mustaine e sua Megadeth. Para o próximo passo a aposta foi inusitada: construir um estúdio particular em Phoenix, Arizona. A atitude pode parecer excêntrica demais mas com dois dos quatro membros da banda vivendo naquele estado, com a limitação técnica do Phase Four Studios (local dos primeiros trabalhos da banda pro novo disco) e a falta de alternativas viáveis nas proximidades, a escolha até que acabou sendo bem razoável. Pela primeira vez a banda pôde compor e arranjar todas as faixas em estúdio - o que se pode conferir no vídeo "Evolver: The Making of Youthanasia". Oito meses se passaram até que "Youthanasia" ficasse pronto. Produzido por Max Norman o disco estreiou na posição de número 4 da Billboard americana. Apostando ainda numa formatação mais acessível às rádios, baseada em estruturas mais convencionais de composições, faixas mais curtas e arranjos vocais bem trabalhados, "Youthanasia" marcou, de fato, a transição da Megadeth para uma fase mais profissional, atenta tanto aos aspectos criativos quanto à imagem da banda. No encarte, junto com as fotos produzidas por Richard Avedon, adesivos anunciavam o website da banda em que os fãs poderiam interagir em fóruns, promoções e colunas periódicas de Mustaine e dos demais membros da banda. "Train of Consequences", o primeiro single, alcançou a posição de número 29 da Billboard. "À Tout Le Monde", o segundo single, teve seu vídeo boicotado pela MTV que se negou a passá-lo por julgar que a composição de Mustaine fazia apologia ao suicídio. Puro conservadorismo pois no geral "Youthanasia" é um dos discos mais comportados de Mustaine e seus companheiros em sua primeira fase. Prova disso eram as faixas restantes - "Addicted to Chaos",  "Elysian Fields", "The Killing Road", "Blood of Heroes", "Family Tree", "Youthanasia", "I Thought I Knew It All", "Black Curtains"  e "Victory" - que se equilibravam perfeita e comportadamente entre a sonoridade agressiva e veloz da Megadeth e os princípios da acessibilidade: faixas curtas e com momentos memoráveis capazes de agradar como bons hits de FM. Seguiram-se as turnês com Corrosion of Conformity, Flotsam and Jetsam, Korn, Fear Factory e o Monsters of Rock brasileiro daquele ano. Quase que no mesmo período a faixa "Diadems" figurou na trilha sonora do filme "Tales from the Crypt Presents: Demon Knight". "Paranoid", por sua vez, apareceu na primeira versão do tributo ao Black Sabbath, "Nativity in Black", comprovando que a relevância da Megadeth permanecia em alta.
Tudo muito bem produzido, muito bem executado e muito bem finalizado mas os fãs começavam a se perguntar: até onde Mustaine aplacaria sua fúria e extenderia sua matriz musical para alacançar as rádios e mais público?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.