10 melhores guitarristas (na minha opinião)


Esta lista pode não seguir todos os critérios técnicos ou históricos pois como o título já diz é somente minha opinião, então vamos la:

1-Jimi Hendrix


Acredito que não existe lista onde ele não é o primeiro, por vários motivos ele ganhou esse posto por exemplo: o fato de ser canhoto e tocar uma guitarra de destro sendo que a Fender já produzia guitarras especiais para canhotos, a suas batidas e a distorção se tornaram marcas registradas pois é difícil não reconhecer uma música dele, o fato dele ter alcançado isso tudo antes dos 27 anos idade de sua morte. Ele recebe esse posto por ter feito em pouco tempo coisas que outros demoraram muito para fazer.


2- Eric Clapton

Sem duvida Clapton é um dos maiores da história não só do rock mas do blues conhecido como "O Deus da guitarra" ele compôs músicas com riffs antológicos como Cocaine, Sunshine of Your Love e principalmente Layla. Clapton costuma fazer um som mais melódico, musicas que não cansamos de ouvir como Tears in Heaven que foi uma homenagem feita por Eric ao seu filho, Conor Clapton (com quatro anos e meio de idade) morreu ao cair da janela do 53º andar de um prédio. Clapton desde 2004 decidiu parar de executá-la porque é muito emocional para ser executada em público.

3- Jimmy Page


O ex guitarrista do Led Zeppelin, talvez a maior banda da história do rock, não poderia ficar de fora, responsável por compor os riffs mais geniais que se pode ouvir Page sem dúvidas é uma lenda viva. Claro que há boatos que ele juntamente com o resto da banda copiaram partes de músicas de outras bandas mas é inocente até que se prove o contrario, criador de Stairway to Heaven, Whole Lotta Love, Dazed and Confused, The Ocean, Heartbreaker e por aí vai uma penca de músicas fantásticas.


4-Stevie Ray Vaughan



Tenho que confessar que conheço pouco deste guitarrista, conhecido também por suas iniciais SRV, mas qualquer um que ouve Texas Flood, Pride and Joy, The Sky is Crying vê sua qualidade. E percebe que ele foi um dos maiores ou o maior do Blues Rock.

5- Chuck Berry

Na minha opinião ele poderia nem estar nesta lista se não fosse por uma pequena coisa que ele fez, criou ou deu uma bela contribuição para criar o Rock and Roll já tive a oportunidade de ir em um de seus shows e posso dizer que devemos muito a ele pois o que seria do mundo se Johnny B. Goode nunca tivesse sido criado se aquele riff junto com todos os outros tivesse ficado só na cabeça de Chuck se as guitarras ainda fossem tocadas de forma mais lenta, por isso ele ganha este lugar por ser nada mais nada menos do que o" Pai do Rock" .


6-
Robert Johnson

Se não me engano este homem não chegou nem a tocar uma guitarra elétrica mas ele também foi responsável pelo estilo musical mais emocionante e talvez cativante que existe, as lendas e historias do rock começaram com ele pois dizem que ele era um péssimo guitarrista e que após fazer um pacto com o demônio se tornou fantástico e algumas músicas de sua autoria nos fazem pensar que isso é verdade como Me And The Devil Blues.

7- B.B. King

Em muitas listas provavelmente ele está em segundo ou terceiro lugar, talvez estivesse nesta também mas conheço muito pouco dele. O fato é que ele tem uma habilidade incrível o jeito com que ele toca guitarra me deixa até boquiaberto pois nós vemos a paixão que ele tem por tocar.



8- Ace Frehley


Dificilmente o vejo em uma lista sobre os melhores guitarristas e honestamente nunca entendi o porque, o ex guitarrista do Kiss sem dúvida compôs e compõe muitas músicas sensacionais basta olhar o passado o ápice do Kiss foi com Ace na função de guitarrista solo, após sua saída o Kiss sofreu alguns altos e baixos e quando Ace retornou o Kiss lançou um novo álbum " Psycho Circus" que deu uma levantada na moral da banda, algum tempo depois Ace saiu novamente do Kiss e não voltou.

9-Kirk Hammett



O guitarrista solo do Metallica merece um lugar na lista. Após sua entrada na banda o Metallica entrou no ápice com álbuns como Master of Puppets e o Black Album que têm canções fodásticas como Enter Sandman, Nothing Else Matters e etc.




10- Angus Young


Um dos guitarristas mais simbólicos da história da música, sinônimo de AC/DC e de rock and roll, Angus pode não ser o guitarrista com a técnica mais perfeita ou o mais criativo, eu enquanto fã de AC/DC digo pra quem quiser ouvir ele poder ter 3 a 4 músicas parecidas em um mesmo disco mas é inegável que ele junto com seu irmão e guitarrista base do AC/DC Malcolm Young criou alguns dos riffs mais marcantes da história como por exemplo: Back In Black, Highway to Hell, T.N.T e é melhor parar por aqui. Eu o coloquei nesta lista não pelo que ele faz nos estúdios mas também nos palcos é um guitarrista que tem uma presença marcante não é todo homem com mais de 50 anos que consegue ficar 2 horas tocando de maneira inquieta correndo para todos os lados e levando seus fãs à loucura.


8 comentários:

  1. mando palmas pra qm postou o top , hendrix clapton page e srv, pra min é isso

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. pô cara valeu aê pelo comentário, que bom que você gostou do top.

    ResponderExcluir
  4. Apenas 10 num oceano maravilhoso eh crueldade,hehe.Mando a minha lista de 20 sem ordem de preferencia,apenas o Hendrix q foi,eh,e sempre serah o primeiro.Uso como criterio aqueles q,na minha opiniao,conciliaram da melhor forma a tecnica,o feelin' e a criatividade(tanto na criacao das musicas no estudio quanto nas performances ao vivo).Entao vai ai:Hendrix,Rory Gallagher,Robin Trower,Leslie West,Duane Allman,Steve Ray Vaughan,David 'Clem' Clempson,Jeff Beck,Tommy Bolin,Eric Clapton,Jimmy Page,Richie Blackmore,Tony Iommi,Eddie Van Halen,Michael Schenker,Joe Satriani,Brian May,Steve Howie,David Gilmour,Andy Powell.Como 20 tambem eh pouco,deixei muita gente boa de fora.Valeu,1 abraco.

    ResponderExcluir
  5. To dizendo?Eh dificil fazer essas listas,de cara ja faltaram ai Ronnie Montrose,Gary Moore,Uli John Roth,etc.Pra fazer qualquer lista de melhores do rock deve-se pensar em algo com no minimo 30 ou 40 nomes.Valeu

    ResponderExcluir
  6. Ainda podia ter Eric johnson, Tom Morello, Stevie Vai, Steve Morse.
    Mas como vc disse 10 é muito pouco.

    ResponderExcluir
  7. Poxa só fikei c/ raiva pq faltou o slash e carlos santana

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.