AC/DC

Angus Young o grande simbolo da banda




Em minha opinião é a banda que junto com os Rolling Stones mais representa o termo Rock and Roll. Formada na Austrália em 1973 pelos irmãos Malcolm e Angus Young o AC/DC ganhou este nome quando os dois irmãos viram as iniciais "AC/DC" na parte de trás de uma máquina de costura da irmã mais velha deles, Margaret Young. "AC/DC" é uma abreviação de "alternating current/direct current e segundo eles esse nome veio bem a calhar, pois representa a energia da banda.
O primeiro vocalista da banda foi Dave Evans que não ficou muito tempo por lá, segundo Angus e Malcolm o estilo dele não era o que o AC/DC precisava.
Bon Scott um vocalista experiente e amigo de George Young (irmão de Angus e Malcolm), estava interessado em se tornar o novo vocalista da banda, e em 1975 a banda lançou seu primeiro álbum " T.N.T (na Austrália e Nova Zelândia) ou High Voltage (versão internacional do álbum) " um verdadeiro clássico do rock com músicas como: "It's a Long Way to The Top", "T.N.T", "High Voltage", "The Jack" e "Can I Sit Next to You Girl".
Em 1976 o AC/DC ganhou experiencia abrindo shows de bandas como o Black Sabbath, Aerosmith e Kiss, e veio com outro álbum incrível: "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" com músicas como: "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", "Problem Child", "Squealer" e "Jailbrak". Em 77 o álbum "Let There Be Rock" foi lançado, com mais uma alteração importante na banda: o baixista Mark Evans foi substituído por Cliff Willians que permanece na banda até hoje. E o AC/DC permaneceu com uma boa média de músicas boas por álbum, além da faixa título do álbum destaco músicas como: " Whole Lotta Rosie" e "Hell Ain't a Nice Place To Be". Em 1978 foi lançado "Powerage" um álbum com um som um pouco mais pesado que seus antecessores com músicas como: "Rock 'n' Roll Damnation", "Sin city" e "Gone Shootin' ".
Em 1979 o AC/DC fez sua obra prima até aquele momento, "Highway to Hell" é um álbum que todos que apreciam rock devem tê-lo em sua coleção, neste clássico ouso destacar todas as músicas, claro algumas são melhores que outra mas todas são realmente muito boas.
Em 1980 as estruturas da banda foram fortemente abaladas, no dia 19 de fevereiro o vocalista Bon Scott passou uma noite inteira bebendo em Londres, Na manhã seguinte, Alistair Kinnear (um conhecido de Scott) o levou para o hospital em Camberwell. Scott foi declarado morto quando chegou ao hospital, aspiração pulmonar de vômito foi a causa de sua morte.
Após a morte de Bon o AC/DC estava pensando seriamente em desistir, no entretanto, Bon teria desejado que o AC/DC continuasse. Ainda em 1980 a verdadeira obra prima foi lançada com Brian Johnson nos vocais, o AC/DC deu a volta por cima com o álbum "Back In Black" um álbum onde todos podem perceber a mudança no som da banda, o som se tornou mais pesado, e continuou assim por muito tempo, mas o álbum ficou realmente incrível e é um dos 10 mais vendidos da história da música. Em 81 a banda lançou "For Those About To Rock" álbum que recebeu criticas positivas, nele destaco a faixa título que se tornou um clássico pois costuma ser o encerramento de todos os shows da banda.
Em 83 a banda entrou em declínio, brigas entre o baterista Phill Rudd e o guitarrista base Malcolm Young causaram a saída do baterista ( que voltaria em 1994) , no período entre 83 e 87 foram lançados " Flick of Switch", "Fly on The Wall" e "Who Made Who" álbuns de pouca inspiração, para ser sincero chegam a ser decepcionantes se levarmos em consideração os trabalhos anteriores da banda.
Em 1987 a banda teve a popularidade renovada após lançar o álbum "Blow Up Your Video" que não chegou perto dos grandes sucessos mas foi um álbum bom o suficiente. Em 1990 a banda mostrou que ainda tinha muito a oferecer lançando o álbum "The Razor's Edge" com músicas como: "Thunderstruck", "Fire Your Guns", "Are You Ready" e "Moneytalks".
Em 1994 Rudd retornou ao posto de baterista e em 95 "Ballbreaker" é lançado com boas músicas como: "Hard as a Rock", "Boogie Man", "The Furor", "Ballbreaker" e "Cover you in Oil".
Em 2000 a banda lançou "Stiff Upper Lip" nesse álbum só destaco a faixa título.
Em 2008 a banda, na minha opinião, fez seu melhor trabalho desde "Back In Black", o 15º álbum de estúdio da banda: "Black Ice" foi lançado no segundo semestre de 2008 neste álbum destaco todas as suas 15 músicas obviamente algumas são melhores que outras mas este álbum mostra algumas músicas que lembram um pouco o AC/DC do passado, realmente gostei muito dele, ao contrario de alguns da era Brian Johnson este sempre é agradável ao ouvidos (aos meus pelo menos).
Curiosidade:
*Em 2003 a banda entrou no Rock and Roll Hall of Fame.

*No dia 1 de Outubro de 2004, uma rua de Melbourne (Austrália) , Corporation Lane, foi renomeada para ACDC Lane em homenagem à banda. A rua fica perto da Swanson Street, onde a banda gravou o videoclipe de 1975da música "It’s a Long Way to the Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)”
*A banda possui mais de 69 milhões de álbuns vendidos só nos Estados Unidos.



Este vídeo é da música "Rock N RollTrain" ultimo grande single da banda lançado em 2008 no álbum "Black Ice"





Obviamente ficou faltando bastante coisa pois uma banda com mais de 30 anos de existência dificilmente vai ser resumida em um texto. Ainda assim eu nunca iria saber tudo o que disse aqui de cabeça, sou fã mas não sou maluco, então a minha boa fonte foi : http://pt.wikipedia.org/



4 comentários:

  1. Só um comentário... vocês já estão falando do Ac/dc sendo que a enquete nem acabou ainda?!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É que na verdade o Novaes é grande fã de AC/DC, tem problema nao, podemos falar sobre os Beatles tbm, acabou que esquecemos da enquete XD

    ResponderExcluir
  3. Pô, essa enquete ta demorando muito pra acabar, e como eu vi a vitoria parcial dos Beatles eu resolvi me antecipar e já fazer, um especial do AC/DC

    ResponderExcluir
  4. Realmente, esquecemos, fiz o seguinte encerrei a enquete, como estava empatado, e já falamos do AC/DC, faremos uma postagem sobre os beatles... Aguardem!pensarei na proxima enquete, colocarei um tempo menor, e não haverá postagem antes que ela termine totalmente! vlw...

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.