As vozes do rock nacional I

Hoje decidi escrever sobre uma coisa que gosto muito, rock, mas não qualquer um, vou postar sobre rock nacional, suas maiores composições criticam a política, retratam a realidade social do nosso pais e dizem não a imposição de culturas estrangeiras, bons exemplos (e músicas das quais gosto muito) são: "Geração coca-cola", "Indíos" e Que país é esse"

Farei da seguinte forma, colocarei nos próximos sabados uma postagem sobre cada um dos principais representantes do rock nacional, começarei pelo que para mim é o representante mais fiel desse estilo: Renato Russo, essa matéria se chamará "as vozes do rock nacional"




Renato Russo



Introdução

Renato Manfredini Júnior nascido no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960, tendo morrido no mesmo lugar em 11 de outubro de 1996, era conhecido pelo nome de Renato Russo, foi um grande cantor e compositor foi integrante das bandas Aborto Elétrico (que durou 4 anos e foi sua primeira banda) e Legião Urbana (banda de estilo puxado para o pop e para o rock, foi esta a sua banda até a morte).
Um dos maiores compositores do rock nacional, aos 18 anos assumiu para sua mãe que era bissexual , assumindo depois publicamente, em 1988.
Gravou também três discos solo tendo ao seu lado Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão e 14 Bis.

A carreira


Como disse sua primeira banda foi Aborto Elétrico, composta por ele, pelos irmãos Felipe Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo) e André Pretorius (guitarra). A banda durou quatro anos no período de 1978 a 1982, terminando devido brigas entre ele e Fê, Aborto Elétrico pode ser considerado o pontapé inicial, fundamental, para a carreira de Renato e também do Capital Inicial (formada pelos irmãos Fê e Flávio, por Loro Jones, guitarrista, e pelo vocalista Dinho Ouro-Preto).

Renato teve uma fase solo, logo depois do fim do Aborto Elétrico, que durou poucos meses, já que ele se juntou a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, formando assim a banda Legião Urbana, na qual era vocalista.

Logo no início Eduardo e Paulo saem da banda, a vaga de guitarrista é então assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que deixa a banda em 1983, seu lugar é assumido por Dado Villa-Lobos definitivamente, com a sua entrada conclui-se a formação da banda.

é, devido ao grande sucesso dessa banda, considerado como um dos maiores compositores e cantores do rock nacional.


A morte

Renato tornou-se soropositivo em 1989, mas nunca revelou publicamente a doença, morreu pesando 45 quilos de Aids, deixando para trás seu filho Giuliano Manfredini, com 7 anos de dade na época. Seu corpo foi cremado, tendo as cinzas levadas para o jardim do sítio de Roberto Burle Marx. Renato não só deixou a família mas a sua legião de fãs por todo o Brasil.
O fim de Legião Urbana foi anunciado 11 dias após sua morte, em 22 de outubro de 1996, por Rafael Borges, empresário, Dado e Bonfá (hoje sabemos que muitos discos foram vendidos após sua morte).

Curiosidades

A vida de Renato foi cantada em um especial da globo, "Por toda a minha vida" (assisti, foi uma homenagem linda, com participação de muitos amigos, quem ainda não assistiu assistam).

Na 42º edição do Festival de cinema brasileiro em Brasília, Renato ganha um curta metragem "Rock Solidário - O filme".





"Se o mundo é mesmo parecido com que vejo,
prefiro acreditar no mundo do meu jeito."
Renato Russo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.