The Fender Stratocaster

Hoje falarei do modelo de guitarra mais simbólico que existe, a Stratocaster costuma ser o primeiro modelo que vem à nossa mente quando pensamos em guitarra, é um dos modelos mais populares do mundo talvez o mais popular e é copiado por muitas outras fabricantes. Porem hoje descobriremos suas origens.
A Stratocaster ou "Strat" (para nós brasileiros "Strato") foi desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954. Leo Fender queria um instrumento infalível que não perdesse em agudos mas que tivesse graves mais poderosos que a estridente Telecaster, modelo até então hegemônico. Que falasse baixo, gritasse ou chorasse sem perder o timbre. Então, utilizou o trémulo, uma inovação na altura, o que permitia uma grande distorção do som, mas, não causava a desafinação da guitarra, que se mantinha afinada (mais tarde aperfeiçoado com o popular FloydRose).
O corpo da Stratocaster foi inspirado no corpo do Fender Precision Bass e seu sistema de trêmulo foi desenhado e criado inteiramente por Leo Fender. Segundo o próprio, a disposição das tarrachas na cabeça da guitarra em linha reta, mantendo as cordas retas mesmo após a pestana, minimiza as desafinações decorrentes do uso extremo do trêmulo. As primeiras Stratocaster não continham escudo de 3 camadas (atualmente os escudos são compostos por 1 camada preta no meio de duas brancas ou vice versa para enrijecer o material) o que fez com que ao envelhecessem eles deformassem. Inicialmente também, elas continham Chaves de 3 posições para seleção dos captadores, a disposição possível era: captador da ponte, do meio ou do braço. Entretanto alguns músicos descobriram que deixar a chave em uma posição intermediária, ligava dois captadores (como o da ponte e do meio por exemplo) criando um som único e diferente. Vale lembrar que nesta época os captadores do meio eram comuns, iguais aos do braço, enquanto que atualmente os captadores do meio são enrolados ao contrário e tem pólo invertido, para funcionar como a mesma teoria dos captadores Humbuckers eliminando assim os ruidos, mas obviamente criando uma sonoridade diferente. As Chaves atualmente são de 5 posições, assim as posições intermediárias (2 e 4) são comuns atualmente, e as posições 1, 3 e 5 compreendem respectivamente os captadores do braço, meio e ponte.
As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupá, cedro, poplar, freijó, basswood, swamp ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e sua densidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash(dependendo da densidade deste, que varia muito).
Muitos músicos de renome tem ou tinham (nem todos estão vivos) este modelo como seu preferido, entre eles destaco:
Eric Clapton que tem mais de uma centena de Stratocasters, é contundente: "Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura".
Jimi Hendrix, que a imortalizou, estraçalhando a guitarra no palco, em sua despedida de Londres, em 1966! Uma vermelha era a preferida de Bob Marley que demonstrou grande afeto pelo instrumento ao ser sepultado junto a ela. George Harrison e John Lennon também ajudaram a iconizar o modelo. Mark Knopfler, guitarrista do Dire Straits é mais um dos apaixonados por Stratocasters, e diz ter composto a música "Sultans Of Swing" para ela. O guitarrista David Gilmour possui em sua coleção uma em especial, fabricada em 1954 de cor creme, que é considerada uma das primeiras Stratos fabricadas pela Fender, acredita-se que seja a Startocaster mais antiga (em perfeita condiçaõ de uso) existente. Ele dificilmente a utiliza em shows devido a sua raridade, e pode ser visto tocando com ela no Show comemorativo dos 50 anos da Fender Stratocaster em 2004. E Ritchie Blackmore do Deep Purple, considerado por muitos fãs até hoje como um dos melhores tocadores da Fender Stratocaster que já existiu.
Então é isso, espero que tenham gostado.

Este é o vídeo da música "Sultans Of Swing" que o guitarrista e vocalista da banda Dire Straits, Mark Knopfler diz ter sido composta em homenagem à guitarra.


Fonte(amada) : Wikipédia

Um comentário:

  1. Esse é o modelo que meu (não tãaao meu kk) Billie Joe costuma usar '-'
    Eu não sabia muita coisa sobre ela .-. kk
    Ótimo post lol

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.