Nirvana




Kurt Cobain, o mito maior que a banda.

O Nirvana foi formado no ano de 1986 em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos.
Em 1984 Kurt Cobain se torna amigo de Krist Novoselic. Em 85, Kurt abandona a escola um mês antes de se formar. Em dezembro, Kurt finalmente leva em frente sua primeira banda e lhe dá o nome de Fecal Matter. Tocam com ele Dale Crover no baixo e Greg Hokanson na bateria. A primeira fita do Fecal Matter é registrada ainda naquele mês. Kurt e Crover viajam de Aberdeen a Seattle para usar o gravador de quatro canais de Mari, tia de Kurt. A banda iniciante também faz um pequeno show em Aberdeen, abrindo para os Melvins.
Em 1986, o Fecal Matter se desintegrava. Kurt continua brincando de rock em jams com vários colegas. Novoselic passa a ser um companheiro mais freqüente de ensaios, tocando seu baixo. O primeiro nome da banda é Stiff Woodies. Depois, para ganhar uns trocados em bares, eles atuam com o nome de The Sellouts, fazendo covers de Creedence Clearwater Revival. Kurt toca bateria, Novoselic toca guitarra e canta, e um certo Steve Newman assume o baixo.
Em janeiro de 1987, Aaron Burckhardt passa a ser o baterista fixo do trio que seguirá mudando de nome até 1988: Bliss, Throat Oyster, Pen Cap Chew e Windowpane. Em 17 de abril, com o nome de Skid Row, o trio toca ao vivo na rádio comunitária KAOS, na Evergreen State College, em Olympia. A apresentação se transforma na primeira fita demo da banda. Em outubro, Aaron sai da banda, que passa a ensaiar com Dale Crover, que integrava os Melvins.
Em 23 de janeiro de 1988, Cobain, Novoselic e Crover gravam no Reciprocal Studios, em Seattle, com o produtor Jack Endino, que abriu o local em 1986. O trio sem nome definido grava dez músicas em seis horas. Naquela noite, a banda se apresentaria com o nome de Ted Ed Fred em Tacoma, cidade vizinha. Em Fevereiro, Jonathan Poneman, da Sub Pop, ouve a fita demo depois de um toque de Jack Endino e gosta. Marca uma conversa com Kurt Cobain em um café em Seattle. Os dois acertam a gravação de um compacto. Em março, a banda escolhe seu nome definitivo, Nirvana, que é usado pela primeira vez num show em Tacoma, com Dave Foster na bateria. Ele logo seria dispensado. Em maio, Chad Channing assume o posto de baterista definitivo. Em junho, a banda grava músicas para o seu primeiro compacto pela Sub Pop. "Love Buzz/Big Cheese" saiu em novembro.
O interesse por um álbum crescia, não só na banda, mas também nos funcionários da Sub Pop. As sessões finais de gravação para o disco de estréia da banda aconteceram em dezembro de 1988. Em fevereiro de 1989, Jason Everman é escalado como segundo guitarrista da banda e faz sua estréia em um show na Universidade de Washington. Amigo de Chad Channing, Everman emprestou 600 dólares para pagar o tempo de estúdio das gravações de "Bleach" que tem a música "About a Girl" que foge do estilo do Nirvana, tendo sido considerada por Kurt Cobain uma música pop demais para o estilo grunge da banda, o curioso é que o álbum só vendeu cerca de 6 mil cópias na época, mas após o sucesso da banda as vendas ultrapassaram 4 milhões.
Em 1990 Dave Grohl é convidado para fazer um teste no Nirvana e passa com louvor, com tanto louvor, que Cobain comenta com Krist Novoselic que haviam acabado de encontrar "o melhor baterista do mundo".
1991 chega para entrar definitivamente na história da música como início de uma nova era do rock and roll. Em Janeiro, Kurt faz os primeiros esboços de sua canção mais famosa, "Smells Like Teen Spirit", que é tocada pela primeira vez em 17 de Abril em um concerto no OK Hotel, em Seattle.
Em Setembro de 1991 finalmente , sai "Nevermind" com músicas sensacionais como "Smells Like Teen Spirit", " Come As You Are", "Lithium" e "Polly" (que segue como o ponto de vista de um estuprado, coisa que Cobain abominava).
Em 12 de Outubro, o vocalista Kurt Cobain e Courtney Love iniciam uma relação amorosa, após um show do Nirvana em Chicago. Ainda em Outubro, depois de um mês de lançamento, Nevermind chega a 500 mil cópias vendidas (um número que a Geffen previa atingir, com muita sorte, em um ano ou até mais) e alcançara a marca de disco de ouro (de acordo com os padrões da indústria musical dos Estados Unidos). Notando um aumento de pedidos, a emissora musical MTV decide exibir com maior frequência o clipe de "Smells Like Teen Spirit" ao longo de cada dia. Estima-se que esse single tenha vendido até hoje cerca de 5 milhões de cópias no mundo todo.
Em 11 de Janeiro de 1992, depois do impulso das vendas de Natal, Nevermind conseguiu tirar Dangerous, de Michael Jackson, do topo das paradas. Após pouco mais de três meses, o álbum vendeu 2 milhões de cópias (o equivalente a dois discos de platina). No mesmo dia em que tem a confirmação de que chegou ao topo dos tops.
Em Março, Kurt exige renegociação da divisão de direitos autorais, alegando que compõe quase tudo de cada música da banda. Os outros membros do grupo ficam bastante contrariados e ressentidos e a banda fica bem perto de acabar. Mas o novo acordo acaba saindo.
Na primeira quinzena de Agosto o vocalista da banda Kurt Cobain é internado no hospital Cedars-Sinai de Los Angeles, para tratamento de desintoxicação, numa tentativa de se livrar do vício em heroína que o atormentava.
Em 18 de Agosto, nasce Frances Bean Cobain, filha de Kurt. Courtney Love dá à luz no mesmo hospital em que Kurt estava internado desde o começo do mês para se desintoxicar.
Em 15 de Dezembro, é lançado o disco "Incesticide" pela DGC/Geffen, para encobrir a ausência de um álbum com músicas inéditas em 1992. O disco é uma coletânea de faixas lançadas em compacto ou registradas em fitas demo, desde os tempos da Sub Pop. Alcançou boas vendas, atingindo a posição 39 da Billboard 200 e recebendo na segunda metade de 93 o disco de ouro nos EUA.
Em Setembro, o álbum In Utero é lançado com o single "Heart-Shapped Box". No dia 14 o vinil estava nas lojas. A versão em CD só chegaria no dia 21. As cadeias de supermercados Wal-Mart e Kmart ameaçam não vender o disco por causa da música "Rape-Me" (Estupre-Me) e pelos fetos que aparecem na ilustração da contracapa. A banda e a Geffen providenciam uma versão mais "suavizada". Kurt concorda, e diz que faria as alterações sem maiores crises - "Quando criança, um dos poucos lugares que eu podia freqüentar era o Wal-Mart. Acredito que ainda hoje existem crianças que crescem assim. Quero que elas possam comprar meu disco", argumentou Cobain.
Com toda a expectativa dos fãs por um material novo do Nirvana, In Utero entra diretamente em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard. Alcança um milhão de cópias vendidas em dois meses nas lojas.
Em Novembro de 1993, a banda é convidada pela MTV para a realização de uma de suas principais apresentações, o famoso concerto acústico Unplugged. Alex Coletti, o idealizador do programa, realiza o convite, que é aceito pela banda sem fazer muito charme nem dificultar as negociações. O programa Unplugged surgiu em 1989 com uma idéia simples: artistas de renome que usam instrumentos elétricos tocando músicas com instrumentos acústicos, principalmente o violão. Com sua tempestuosa relação com a fama e o sucesso em grandes proporções, Kurt determinou um limite: nada de "grandes sucessos do Nirvana" no repertório. Nem mesmo usar a oportunidade para promover o recém-lançado In Utero. Cobain também fez questão de incluir covers que a banda nunca gravara antes.
Em 1994 a banda faz nova turnê pela Europa. Em 1º de março ocorre o último show do Nirvana no Terminal Einz em Munique, Alemanha. Cobain parece estafado, visivelmente com a voz desgastada, e ainda determina férias instantâneas. Shows marcados para os dias 2 e 3 são cancelados e, depois, adiados para abril, quando a turnê européia teria sua segunda parte. Cobain vai para Roma, Itália, para descansar e se encontrar com Courtney Love. Courtney chega a Roma no dia 3 e encontra Kurt no Hotel Excelsior. O casal passou várias semanas sem se ver. As expectativas de Kurt pelo reencontro levam um banho de água gelada quando Courtney diz que está exausta e quer dormir. Quando acorda na manhã do dia 4, Kurt está no chão, com o nariz sangrando. Ele havia tomado champanhe e cerca de 50 pílulas do tranqüilizante Rohypnol. Kurt deixa uma carta de despedida com três folhas, caracterizando a tentativa de suicídio. Mas, oficialmente, o fato é divulgado como uma dose excessiva e acidental de medicamentos. Na carta, Kurt diz que Courtney não o ama mais, e que ele preferia morrer a passar por mais um divórcio (o primeiro foi o de seus pais). Internado no hospital Umberto I, Kurt sai do coma no dia 5 e é transferido para o American Hospital, também em Roma. Recebe alta no dia 8 e volta para os EUA no dia 12.
Em 18 de março, Courtney chama a polícia de Seattle porque Kurt se trancou em um quarto da casa com um revólver. Os policiais conversam com ele, que afirma querer apenas ficar longe da esposa. Quatro armas que Cobain tem na casa são confiscadas. No final do mês, o consumo de heroína de Cobain estava nitidamente descontrolado. Ele perambula pela cidade para comprar droga e se injetar. Traficantes começam a mandar Kurt se aplicar em outra freguesia, com medo que ele morra de overdose e cause suas prisões. Familiares e amigos de Kurt fazem uma reunião para pressioná-lo a deixar seu vício. A reação de Kurt é achar que todos passaram a ser seus inimigos e ele não tem mais ninguém no mundo. Mesmo assim, ele acaba concordando em se internar na Exodus, uma clínica de desintoxicação em Los Angeles. No dia 30 daquele mesmo mês, Kurt pede que seu amigo Dylan Carlson compre um revólver para ele, dizendo que a polícia confiscou suas armas e ele queria ter uma proteção contra invasores. Depois da compra, Cobain viaja de Seattle para Los Angeles e se interna na clínica.
Em 1º de abril, depois de dar um telefonema para Courtney Love, Cobain foge da clínica no começo da noite, escalando o muro. Pega um avião e volta para Seattle. Nos dias seguintes, circula sorrateiramente pela cidade comprando e usando heroína, principalmente na casa de amigos ou traficantes. Ninguém que tenta encontrá-lo consegue descobrir seu paradeiro. O dia 5 de abril, pelos exames dos legistas, é a data de suicídio de Kurt Cobain. Kurt injeta uma dose tão grande de heroína que já bastaria para causar sua morte. Mas completa o seu intento com a arma que Dylan Carlson comprara uma semana antes. Cobain se mata com um tiro na cabeça no sótão de sua casa em Seattle. No dia 8 de abril, o corpo de Kurt é achado por um eletricista que faria uns serviços na casa, e o mundo toma conhecimento de sua morte. Naquele momento Kurt Cobain, 27 anos, já cultuado em vida, tornou-se mito. Um bilhete de adeus, mais curto que o escrito em Roma um mês antes, é encontrado ao lado do cadáver, e marca o fim de uma vida talentosa - porém problemática - como marca o desfecho de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

♫ Música "Come As You Are", do álbum "Nevermind"


fonte: Wikipédia (Infelizmente ficou impossível diminuir esta postagem, o Nirvana apesar de sua curta duração teve muitas histórias importantes)

3 comentários:

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.