Guitar Heroes: Tony Iommi

Tony Iommi é um dos grandes símbolos do heavy metal, pode ser considerado, assim como todos os integrantes do Black Sabbath, como um dos pais do estilo. Tendo criado riffs como "Iron Man" e "Paranoid", Iommi popularizou os riffs pesados.

Francis Anthony Iommi nasceu no dia 19 de fevereiro de 1948 em Birmingham. Começou a se interessar por música na adolescência, quando começou a receber algumas aulas de piano. Logo, perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender a tocar guitarra. Segundo ele, a banda que mais o inspirou foi uma banda de estilo experimental e instrumental chamada The Shadows.
A trajetória dele poderia ter tido fim, logo na juventude. Iommi trabalhava em uma indústria metalúrgica, quando foi chamado para operar uma máquina compressora de metais. Sem qualquer experiência com a máquina, Iommi ficou com os dedos médio e anelar da mão direita nas engrenagens do equipamento, decepando a ponta desses dedos. Tony consultou vários médicos, que todos o desencorajam de poder voltar a tocar o instrumento.
Porém, um dia, já desanimado, Tony vai até a casa de um amigo, que lhe apresenta um guitarrista da cena underground britânica, que interpretava músicas de blues apenas com os dedos indicador e médio. Ao ouvir aquilo, sentiu - se encorajado novamente, e resolveu tocar de novo. Para isso, Tony derreteu a ponta de duas garrafas plásticas, as modelou para encaixarem nos dedos, e assim pode tocar de novo. O equipamento logo foi substituído por próteses plásticas.
Desde a formação do Black Sabbath em 1968, a carreira e a vida de Tony na banda não parou, sendo o único membro da formação original a participar em todos os discos da banda. Além dos trabalhos no Black Sabbath, Iommi possui também 3 trabalhos solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados.
Se quiser saber mais sobre o Black Sabbath clique aqui.

♪ Essa é a música "Paranoid" sendo interpretada por Iommi e Ozzy com participação de Phil Collins.


♫ Neste vídeo Iommi aparece ao lado de James Hetfield e dos outros integrantes do Queen, no tributo à Freddie Mercury.


Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Como é uma postagem sobre o Tony Iommi, eu acho que faltou o video do nosso querido Novaes interpretando-o magnificamente numa das nossas gravações...

    sahuashuashhsa

    ResponderExcluir
  2. Tony Iommi figura entre meus guitarristas favoritos não apenas por sua genialidade em criar riffs memoráveis, mas também por sua presença sempre sóbria (sombria?!) nos palcos do Black Sabbath.
    Só pra constar, meus outros guitarristas favoritos incluem:
    Thurston Moore e Lee Ranaldo (Sonic Youth);
    Page Hamilton (Helmet);
    Tom Morello (Rage Against the Machine)
    Quem sabe eles não pintam por aqui numa postagem futura?!
    Até mais.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.