Well It's Harder Than A Rock

O Hard rock é um estilo musical, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica é constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos.
Foi muito influenciado pelo blues; a escala usada mais frequentemente no gênero é a pentatônica, uma escala típica do blues. Ao contrário do rock and roll tradicional, que tinha elementos do blues "antigo", o hard rock incorpora elementos do "blues britânico", um estilo de blues tocado com instrumentos mais modernos.
O termo hard rock é usado atualmente para definir aquelas bandas de rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como rock and roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como heavy metal. O termo é associado erroneamente a diversos estilos do rock, ou até mesmo do heavy metal, que têm como aspecto comum apenas estarem igualmente distantes do pop rock - embora esta associação não seja correta. Alguns exemplos disto são o punk rock, que usa tempos mais rápidos, menos melodia, menos riffs e letras mais agressivas do que o hard rock, e o grunge.
Uma das principais influências do hard rock é o blues, especialmente o blues britânico. Bandas de rock britânicas, como o Cream, Rolling Stones, The Yardbirds, The Who e The Kinks modificaram o rock and roll, adicionando sons mais duros, riffs de guitarra mais pesados, uma bateria bombástica e vocais mais altos. Este som criou a base do hard rock. As primeiras formas do estilo podem ser ouvidas nas canções "You Really Got Me", do Kinks, "Happenings Ten Years Time Ago", do Yardbirds, "My Generation" e "I Can See for Miles", do The Who.
Nesse mesmo tempo, nos Estados Unidos, o guitarrista Jimi Hendrix produzia uma forma de rock psicodélico, influenciado pelo blues, que combinava elementos do jazz para criar um gênero único. Foi um dos primeiros guitarristas a experimentar como novos efeitos de guitarra, como phaser, microfonia e distorção, juntamente com Dave Davies, do Kinks, Pete Townshed do The Who, Eric Clapton, do Cream, e Jeff Beck, do Yardbirds.
O hard rock veio à tona com bandas britânicas do fim da década de 1960, como o Led Zeppelin, que misturava a música das primeiras bandas de rock do país com uma forma mais intensa de blues rock e acid rock. O Deep Purple ajudou a inovar no gênero, com os seus álbuns Shades of Deep Purple (1968), The Book of Taliesyn (1968) e Deep Purple (1969), porém só se destacaram com seu quarto álbum (marcadamente mais pesado), In Rock (1970). Led Zeppelin (1969), o primeiro álbum da banda homônima, e Live at Leeds (1970), do The Who, são exemplos da música deste início do hard rock. As origens do blues estão claras nestes álbuns, e algumas canções de artistas conhecidos do blues foram adaptadas ou mesmo interpretadas neles.
A partir daí o hard rock caminhou rapidamente, e novas bandas foram surgindo nas décadas de 70 e 80 ,como; Kiss, AC/DC, Guns N’ Roses, Aerosmith, Alice Cooper, Rush, Van Halen e por aí vai.
-Ok sei que o título(que tem uma certa conotação sexual) não faz tanto sentido se formos considerar o tema, mas foi só pelo jogo de palavras e pela banda que compôs a música que possui este trecho, que tem tudo a ver com o tema de hoje. Espero que tenham gostado.

Fonte(sagrada): Wikipédia

Um comentário:

  1. Olá.
    Acho fantástico o modo como o rock´n´roll nasceu e ganhou diferentes identidades graças à bandas e artistas geniais como Chuck Berry, Rollin Stones, Cream, Hendrix, Black Sabbath, Ramones, Melvins, Screaming Trees, Helmet, Kyuss, Deftones (só pra citar as primeiras (e favoritas) que me vêm à cabeça agora..). As sutis diferenças entre os gêneros estão mais ligadas às personalidades dos artistas do que propriamente à categoria musical porque no fundo é tudo rock dos bons!
    Parabéns pelo artigo.
    (obs.: Luiz, meu email é bloody-mary@bol.com.br)

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.