Pesados, Agressivos e Psicodélicos - as origens do Stoner Rock

Pessoal, venho com a postagem feita pelo nosso parceiro Hellraiser do blog "Estranho Mundo de Mary", vencedor do nosso concurso "Banda dos Sonhos", sem mais delongas, lá vai a postagem por ele feita e enviada para mim:

Saudações.
Nunca é fácil buscar as origens das coisas. O tempo e as nossas próprias limitações trabalham contra esse nobre objetivo. Mas é inegável que tudo no universo tem relação - mesmo que a nossa ínfima consciência e nossa limitada inteligência estejam longe de percebê-la. Dito isto quero oferecer uma humilde contribuição aos possíveis interessados em mergulhar no passado e voltar de lá trazendo mais do que boas bandas, bons discos, boa música e boas histórias. Ofereço-lhes referências que ligam o Hard Rock, o Heavy Metal, o Folk e até o Protopunnk original (dos anos 60/70) à cena Stoner - um dos responsáveis por rejuvenescer o rock pesado e barulhento desde meados dos anos 80.
Com vocês as raízes do Stoner Rock!

Black Sabbath.
Impossível falar sobre rock pesado sem mencionar o Black Sabbath. O quarteto de Birminghan (Inglaterra) definiu tudo o que se faz até hoje em termos de rock pesado - seja no Heavy, no Doom, no Speed ou no Thrash Metal. Assim, já era de se esperar que no Stoner sua influência fosse realmente grande. E é. Desde as composições baseadas nos riffs, até os andamentos alternantes - notadamente arrastados, passando por melodias sombrias, psicodélicas, agressivas, tudo remete à Ozzy, Iommi, Butler e Ward. Portanto, no panteão das bandas de rock, o BS figura entre os seminais.
Sugestão: "Hole In The Sky":


Blue Cheer.
Aos desavisados um álbum Stoner pode causar estranheza graças às distorções e volumes sempre saturados. Muitas vezes misturadas aos pedais wah-wah, phazer, fuzz e flanger, as distorções compõem a "identidade sonora" do Stoner, desenvolvida muito antes dele se tornar oficialmente um gênero pelos americanos do Blue Cheer. Por isso, se o Black Sabbath ofereceu um mapa com toda a perspectiva do rock pesado, Dickie Peterson, Leigh Stephens e Paul Whaley fizeram anotações nele que até hoje  levam diversas bandas atuais direto ao estrelato.
Sugestão: "Parchment Farm":


Hawkwind.
Foram os ingleses do Hawkwind que lançaram o rock pesado ao mundo da ficção futuro-científica. Tomados pela contracultura e pelos ácidos, Mick Sattery, John Harrison, Dik Mik e Terry Ollis incorporaram e associaram definitivamente os temas espaciais (não apenas em termos de letra, mas também em formatação, com a utilização de efeitos, sintetizadores, passagens climáticas dentro das músicas) ao universo do rock pesado.
Sugestão: "Brainstorm":


MC5.
Responsáveis pela matriz barulho e conscientização os americanos do MC5 semearam o ruído e a atitude dentro do Garage Rock, abrindo espaço para que mais tarde explodissem o Punk, o Hardcore, pós-Hardcore e o Stoner. Só por isso Rob Tyner, Wayne Kramer, Fred "Sonic" Smith, Michael Davis e Dennis Thompson já mereceriam um busto em todas garagens de ensaio desse mundo.
Sugestão: "Kick Out The Jams":


Grateful Dead.
Jerry Garcia, Bob Weir, Ron "Pigpen" McKernan, Phil Lesh e Bill Kreutzmann expuseram gerações de roqueiros aos perigos e prazeres da vida livre e das drogas. Nome facilmente associado às Jam Bands, a Grateful Dead ia da sofisticação do Jazz Rock às visceras do Blues Rock sem descer um milimetro sequer de suas competências musicais. Uma das responsáveis pela matriz Folk do Stoner, a Grateful Deat tinha como ponto forte as improvisações - e as drogas como ponto fraco.
Sugestão: "One More Saturday Night":


É claro que a história não se resume a esses nomes mas, agora, é hora de você fazer a sua parte e partir em busca de outras referências que estão mais vivas e relevantes do que podem crer os incautos das MTV´s, rádios comerciais e grandes gravadoras agonizantes.

Que a viagem seja proveitosa e que o retorno (se houver), bem-sucedido.

Hellraiser - Estranho Mundo de Mary
http://estranhomundodemary.blogspot.com


Até a proxima.

Beto

Um comentário:

  1. Sem comentários!
    O "caminho das pedras" está aí, um verdadeiro passo-à-passo ligando a psicodelia dos anos 60 à ruidosa geração Stoner. Todos sabem que é impossível determinar o momento exato em que se inicia um processo mas os suspeitos de tê-lo feito são muitos - e alguns dos principais estão neste post!
    Parabéns ao Hell e ao "Welcome to the Jungle".

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.