Pessoal, venho com a postagem feita pelo nosso parceiro Hellraiser do blog "Estranho Mundo de Mary", vencedor do nosso concurso "Banda dos Sonhos", sem mais delongas, lá vai a postagem por ele feita e enviada para mim:
Saudações.
Nunca é fácil buscar as origens das coisas. O tempo e as nossas próprias limitações trabalham contra esse nobre objetivo. Mas é inegável que tudo no universo tem relação - mesmo que a nossa ínfima consciência e nossa limitada inteligência estejam longe de percebê-la. Dito isto quero oferecer uma humilde contribuição aos possíveis interessados em mergulhar no passado e voltar de lá trazendo mais do que boas bandas, bons discos, boa música e boas histórias. Ofereço-lhes referências que ligam o Hard Rock, o Heavy Metal, o Folk e até o Protopunnk original (dos anos 60/70) à cena Stoner - um dos responsáveis por rejuvenescer o rock pesado e barulhento desde meados dos anos 80.
Com vocês as raízes do Stoner Rock!
Black Sabbath.
Impossível falar sobre rock pesado sem mencionar o Black Sabbath. O quarteto de Birminghan (Inglaterra) definiu tudo o que se faz até hoje em termos de rock pesado - seja no Heavy, no Doom, no Speed ou no Thrash Metal. Assim, já era de se esperar que no Stoner sua influência fosse realmente grande. E é. Desde as composições baseadas nos riffs, até os andamentos alternantes - notadamente arrastados, passando por melodias sombrias, psicodélicas, agressivas, tudo remete à Ozzy, Iommi, Butler e Ward. Portanto, no panteão das bandas de rock, o BS figura entre os seminais.
Sugestão: "Hole In The Sky":
Blue Cheer.
Aos desavisados um álbum Stoner pode causar estranheza graças às distorções e volumes sempre saturados. Muitas vezes misturadas aos pedais wah-wah, phazer, fuzz e flanger, as distorções compõem a "identidade sonora" do Stoner, desenvolvida muito antes dele se tornar oficialmente um gênero pelos americanos do Blue Cheer. Por isso, se o Black Sabbath ofereceu um mapa com toda a perspectiva do rock pesado, Dickie Peterson, Leigh Stephens e Paul Whaley fizeram anotações nele que até hoje levam diversas bandas atuais direto ao estrelato.
Sugestão: "Parchment Farm":
Hawkwind.
Foram os ingleses do Hawkwind que lançaram o rock pesado ao mundo da ficção futuro-científica. Tomados pela contracultura e pelos ácidos, Mick Sattery, John Harrison, Dik Mik e Terry Ollis incorporaram e associaram definitivamente os temas espaciais (não apenas em termos de letra, mas também em formatação, com a utilização de efeitos, sintetizadores, passagens climáticas dentro das músicas) ao universo do rock pesado.
Sugestão: "Brainstorm":
MC5.
Responsáveis pela matriz barulho e conscientização os americanos do MC5 semearam o ruído e a atitude dentro do Garage Rock, abrindo espaço para que mais tarde explodissem o Punk, o Hardcore, pós-Hardcore e o Stoner. Só por isso Rob Tyner, Wayne Kramer, Fred "Sonic" Smith, Michael Davis e Dennis Thompson já mereceriam um busto em todas garagens de ensaio desse mundo.
Sugestão: "Kick Out The Jams":
Grateful Dead.
Jerry Garcia, Bob Weir, Ron "Pigpen" McKernan, Phil Lesh e Bill Kreutzmann expuseram gerações de roqueiros aos perigos e prazeres da vida livre e das drogas. Nome facilmente associado às Jam Bands, a Grateful Dead ia da sofisticação do Jazz Rock às visceras do Blues Rock sem descer um milimetro sequer de suas competências musicais. Uma das responsáveis pela matriz Folk do Stoner, a Grateful Deat tinha como ponto forte as improvisações - e as drogas como ponto fraco.
Sugestão: "One More Saturday Night":
É claro que a história não se resume a esses nomes mas, agora, é hora de você fazer a sua parte e partir em busca de outras referências que estão mais vivas e relevantes do que podem crer os incautos das MTV´s, rádios comerciais e grandes gravadoras agonizantes.
Que a viagem seja proveitosa e que o retorno (se houver), bem-sucedido.
Hellraiser - Estranho Mundo de Mary
http://estranhomundodemary.blogspot.com
Até a proxima.
Beto
Sem comentários!
ResponderExcluirO "caminho das pedras" está aí, um verdadeiro passo-à-passo ligando a psicodelia dos anos 60 à ruidosa geração Stoner. Todos sabem que é impossível determinar o momento exato em que se inicia um processo mas os suspeitos de tê-lo feito são muitos - e alguns dos principais estão neste post!
Parabéns ao Hell e ao "Welcome to the Jungle".