Megadeth: da vingança aos últimos ritos.


Saudações,senhores.
A mistura de personalidade forte, temperamento explosivo, álcool e drogas em excesso fizeram com que em 1983 David Scott Mustaine, então principal guitarrista e compositor do Metallica, fosse sumariamente desligado da banda. Além dos constantes atrasos, ausências injustificadas e perturbações de ensaios e apresentações, relatos dão conta de que numa fatídica festa promovida pela banda Mustaine insistiu em levar seu cão de estimação. Este, numa certa altura da festa, se aproveitou do estado de embriaguês do seu dono e mastigou todo o estofamento do carro do então baixista, Ron MacGovney. Outro episódio marcante remonta ao dia em que, cansado das constantes bebedeiras de Mustaine, seus companheiros no Metallica da época (leia-se James Hetfield e Lars Ulrich) o colocaram desacordado - graças a mais um de seus porres - dentro de um ônibus que cruzou todo os Estados Unidos de costa a costa. Ao acordar, Mustaine teria ficado furioso, composto "Set the World Afire" e decidido formar uma banda mais agressiva, mais pesada e meis veloz do que a Metallica.
Nascia a Megadeth.
Ainda no verão de 83, ou seja, em apenas dois meses, Mustaine cooptou o baixista David Ellefson e o baterista Lee Rausch. Um vocalista também estava nos planos de Mustaine mas ninguém se atreveu a encarar a personalidade desemedida do guitarrista e sua sede de vingança musical. Assim, coube ao próprio Mustaine assumir a responsabilidade de ser lider, principal guitarrista, compositor, e de dar voz a três faixas demo: "Last Rites/Loved to Death", "Skull Beneath the Skin", e "Mechanix", no início de 1984. Musicalmente falando as faixas mostravam toda a envergadura, talento, competência e criatividade musical de Mustaine e seus amigos. A velocidade precisa e a sensibilidade de contrapor momentos curtos e longos, convencionais e dissonantes, apontavam Mustaine e sua nova banda como marco-zero de algo novo, nunca tentado antes, não com essa agressividade e velocidade: o Speed Metal.
"Last Rites/Loved to Death", partindo de uma introdução clássica, explodindo em riffs ultravelozes e desaguando nos andamentos truncados característicos da banda, exala agressividade e peso a cada compasso. A letra projetava os sentimentos de separação e dor vivenciado por Mustaine e sua ex-banda numa relação de amor que acaba em tragédia ("If I can't have you / than no one will", ou "Se eu não posso ter você / então ninguém mais terá").
"The Skull Beneath the Skin" é sobre Vic Rattlehead, o mascote da banda. Inspirado pelo princípio "Hear no evil, see no evil, speak no evil" (os três macaquinhos que não ouvem, não vêem e não falam) Mustaine criou Rattlehead para personificar o espírito da nova banda. Metalizado, com rebites, bloqueadores e chapas de aço, Vic Rattlehead apareceu em diversos discos da Megadeth ao longo dos anos, sempre associado à vibração crua e brutal das primeiras composições da banda - ou seja, um verdadeiro selo de qualidade.
"Mechanix" foi o golpe de misericórdia: composta originalmente para sua ex-banda, Mustaine decidiu usá-la da forma como ele a concebera: intensa, veloz e brutal. Muitas vezes acusada de sexista, a letra com duplo-sentido brinca e provoca usando as semelhanças entre um dia numa oficina mecânica e uma noite de sexo. Mas o que realmente chama a atenção é a agressividade e velocidade impingida à música que, se comparada à versão "The Four Horseman", do Metallica, chega a soar provocativa, desafiadora, um poderoso e nada sutil "dane-se" desferido contra Hetfield e Ulrich.
Nos palcos era visível a ira de Mustaine contra seus desafetos do Metallica, culminando sempre na execução impressionantemente veloz e precisa de "Mechanix" com altas doses de ironia e rancor.
Talvez o baterista Lee Rausch tenha sentido que tudo não passava de uma questão pessoal entre Mustaine e seu próprio passado e tenha decidido deixar a banda. Seu lugar foi prontamente ocupado por Gar Samuelson, o homem certo no lugar certo e no momento certo, pois pouco depois as faixas-demo chegaram às mãos da Combat Records, selo independente de Nova Iorque, que assinou com a banda e indicou Chris Poland como segundo guitarrista. Com Mustaine, Poland, Ellefson e Samuelson a Megadeth estabeleceu a formação que regravou as três faixas na demo oficial "Last Rites", de 1985, e formatou a identidade musical de uma das mais importantes bandas da história do metal.
Essa é minha singela e humilde contribuição de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.