O Talk Box funciona produzindo uma amplificação com um dispositivo que direciona o som através de um tubo. O tubo normalmente é posicionado ao lado do microfone, de maneira que ele fique próximo ou na boca do músico. O músico então "modela" o som abrindo ou fechando sua boca. O músico também pode falar, fazendo com que sua voz pareça produzida pelo instrumento. Esse som sai da boca do músico e, quando vai para o microfone, uma voz híbrida do instrumento e do músico é ouvida.
A origem do Talkbox não é muito clara. Alguns dizem que Doug Forbes inventou-o com seu Voice Bag, em 1963. Mas, Bob Heil da Heil Sound também diz que ele inventou o Talkbox em 1971.
Em 1973, Heil deu o Talk Box para Peter Frampton como um presente de Natal e Frampton usou ela extensivamente em seu álbum "Frampton Comes Alive!". Devido ao sucesso de seu álbum, e particularmente dos singles "Do You Feel Like We Do" e "Show Me the Way", Frampton se tornou de alguma maneira sinônimo do Talk Box, a despeito de estar usando apenas em uma pequena quantidade de seus trabalhos.
O grupo musical norte-americano Zapp & Roger Lançou seu primeiro disco em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Nos anos 1980, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do Talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. Formado pelos irmãos Troutman, Roger, Lester, Larry e Terry (cujo apelido deu o nome a banda). Também fizeram parte do grupo os vocalistas Bobby Glover e Janetta Boyce, os tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.
Peter Frampton utilizando o Talk Box |
Em 1999, O Foo Fighters também utilizou "talk box" durante a gravação do álbum "There is Nothing Left To Lose" na música "Generator". Durante a turnê desse álbum, a banda tocou alguns clássicos em que o talk box foi utilizado, como Rock Mountain Way do Joe Walsh e Show Me The Way do Peter Frampton.
Outros grande guitarristas usam o talk box, entre eles estão: Slash, Matthias Jabs (Scorpions), Joe Perry (Aerosmith), Tom Morello (Rage Against the Machine), Zakk Wylde (Black Label Society) e Joe Satriane.
Apesar de ter sido adotado por muitos guitarristas. O Talk Box se tornou marcante nas mãos, ou melhor, na boca de Riche Sambora do Bon Jovi. Uma das músicas mais clássicas da banda conta com o apoio do aparelho, "Livin' On a Prayer", que em 2006 foi considerada como a melhor música da década de 80 através de uma votação online realizada pela VH1, conta com o talk box em sua introdução, que se tornou marcante.
Fonte: Wikipédia
Ótimo Post!
ResponderExcluirO Talk Box é bem interessante, porque capta o vácuo dos Amp's e toca pelo cano, fazendo com que pareça que o guitarrista está tocando guitarra pela boca.
Slash usou bastante na época do Guns em músicas como Rocket Queen, e também durante seus solos individuais.
Outro que o usa muito bem é John Petrucci do Dream Theater (vide a música Home do disco Scenes From A Memory).
MAs realmente quem reinventou o uso do dispositivo foi Sambora do Bon Jovi.
Há também uma versão do TalkBox da Danelectro chamado Free Speach, com botões de volume e profundidade, que pode ser conectado na cadeia de pedais.
Abraço!
Nossa,amei a matéria,muito completa! Se você não se importar,vou dar uma prévia sobre ela no meu blog. Pode ser? Beijos e muiiito sucesso!
ResponderExcluirObrigado pelos comentários. ^^
ResponderExcluirPode fazer uma prévia sim, sem problemas.
Abraço
Onde eu posso comprar?
ResponderExcluir