Megadeth 1996 (esq-dir): Marty Friedman, Nick Menza, Dave Ellefson e Dave Mustaine |
Saudações.
As extensas turnês mundias somadas ao estresse e à pressão de se conviver produzindo em uma banda top, reconhecida por público e crítica, praticamente obrigaram a Megadeth a usar o ano de 1995 para descansar. Mustaine aproveitou o tempo para registrar seu lado-b no projeto "MD.45". O guitarrista Marty Friedman também uso o período de recesso para compor e gravar materiais para sua carreira solo. Somente em 96 a banda voltou a se reunir. A idéia agora era confirmar a boa fase e colher os frutos do profissionalismo. O produtor dos últimos dois álbuns, Max Norman, apesar do reconhecimento obtido com os trabalhos com a banda, foi substituído por Bud Prager. Inicialmente batizado de "Needles and Pins" o sétimo disco da história de Mustaine e sua banda acabou renomeado para "Cryptic Writings". Lançado em junho de 97 e mesclando elementos da "fase FM" com sonoridades do Thrash remanescentes dos primeiros anos da carreira, o álbum retoma os temas que desde o início permeiam o universo de Mustaine: relacionamentos problemáticos ("Trust", "I'll Get Even"), loucura/obsessão ("Sin", "A Secret Place") abuso de drogas ("Use the Man"), violência ("Have Cool, Will Travel"), ocultismo ("She-Wolf", "Vortex"), fantasia/ficção ("Mastermind") e política ("The Disintegrators",."FFF"). Mustaine, certa vez, declarou que o disco apresentava três faces: uma rápida e agressiva, outra melódica e produzida, e uma terceira assumidamente orientada para os vídeos e FM´s. Não deu outra: "Cryptic Writings" alcançou a posição de número 5 na Hot Mainstream Rock Tracks, da Billboard, ranking que contabiliza as faixas de rock mais tocadas pelas rádios (a mais alta posição já alcançada pela Megadeth na Billboard). Sinceramente - e particularmente - não acho um disco ruim embora a ira de Mustaine pareça diluida entre violões acústicos, harmônica e até sitar. Seguiram-se turnês com Misfits, Life of Agony e Coal Chamber. Em 98 a Megadeth integrava o cast do festival Ozzfest quando o baterista Nick Menza descobriu um tumor em seu joelho que o obrigou a abandonar a turnê e a passar por uma cirurgia. Jimmy DeGrasso, temporariamente, assumiu as baquetas da banda - mas acabou efetivado no cargo após Mustaine declarar que Menza havia mentido sobre o câncer. O baterista, por sua vez, alega que seu tumor era benigno, que foi retirado e, durante sua reabilitação, foi notificado por Mustaine, por telefone, que seus serviços não seriam mais necessários para a banda. Versões à parte, o fato é que novamente a Megadeth posicionava-se profissionalmente e investia em novas perspectivas para banda: depois das rádios e do website, em 98, Mustaine aceitou o convite da 3D Realms, produtora do game "Duke Nukem", e participou do álbum promocional "Duke Nukem: Music to Score By", com a releitura de "Grabbag", faixa tema do tal jogo. Era a Megadeth pronta pra novos desafios.
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