Quanto custa uma banda para as gravadoras? E para as bandas?

Amigos,
antes de tudo quero desculpar-me pela ausência dos últimos dias (meses) mas é o preço que tenho pago por querer conciliar meu salário e os meses (com 30 ou 31 dias, tanto faz). O fato é que muitas vezes estou tão cansada que mal consigo pensar - o que dizer sobre elaborar um texto interessante e à altura do Welcome to the Jungle. Vontade não me faltou, isso eu garanto.
Mas, partindo para o que interessa, gostaria de compartilhar algumas informações colhidas do Metal Sucks. Mark Hunter, vocalista da banda Chiamara, deu algumas opiniões bastante interessantes sobre a música e o seu mercado hoje em dia. Achei bem razoável sua argumentação e decidi compartilhá-las aqui.
Segundo ele, em média, os custos de uma banda para uma gravadora seriam assim distribuídos em contrato: 33% de adiantamento + 23% para o estúdio + 10% para a banda + 33% para divulgação. Assim sendo, se uma banda assinasse, por exemplo, por R$150.000,00, 50 mil serviriam de adiantamento, 35 mil para o estúdio, 15 mil para a banda comer e 50 mil para a divulgação. Nessa proporção, em média, as gravadoras ganham o dobro do que investiram mas a banda só seria viável financeiramente para seus membros se alcançasse a marca dos 100.000 discos vendidos.
E qual banda atinge esse número nos dias atuais?
Mark Hunter termina o artigo sugerindo às bandas interessadas que prensem e vendam seus próprios CD's ou (aos iniciantes) que economizem dinheiro para pagar por sua própria gravação e depois distribuam o material de graça. Segundl ele "se sua música for boa o suficiente, ela vai decolar. E se só seus amigos gostarem, e você nunca estourar, pelo menos você estará criando e sendo artístico." Eu ainda destacaria dois outros pontos citados por Hunter que a maioria prefere não enxergar: fiquem com seu emprego cotidiano enquanto sua banda ainda está começando e nunca - NUNCA MESMO - aceite que um empresário retire sua parte da receita bruta da banda.
Pra finalizar, deixo aqui o vídeo de “Year of the Snake”, do álbum The Age of Hell, da Chiamara.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.