A banda da mídia

Eu acompanho o rock mesmo a pouco tempo, cerca de 3 a 4 anos, ouço bandas de vários estilos, vou de Metallica a The Doors. Ou seja mesmo estando longe de ser uma enciclopédia da música eu já adquiri um certo conhecimento sobre o assunto, e desde que comecei a acompanhar, ver noticias, nomes de bandas, histórias, álbuns e clássicos. Uma banda sempre chamou a minha atenção pois é considerada a ultima grande banda de rock dos últimos tempos e honestamente, do fundo do coração eu nunca entendi o porque. Eu já perdi o preconceito com varias bandas como por exemplo: Kiss (só depois que parei pra ouvir vi a quantidade de músicas boas que eles tem), Metallica ( eu não suportava ouvir uma só música), Ramones (achava muito barulho e nada de conteudo, na verdade era minha opinião sobre punk em geral), acreditem ou não Led Zeppelin (eu não aguentava ouvir nem a fantástica Stairway to Heaven).
Sem mais delongas hoje vou dar minha opinião sobre a banda Guns 'n Roses, o Guns foi formado em 1985 e sempre teve como grandes estrelas, o vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash, ambos são tratados por muitos, talvez desenformados, como dois dos monstros sagrados do rock.
Eu ouvi a banda, é inegável que eles tenham boas músicas como: "Welcome to the Jungle", "Sweet Child o' Mine", "Patience", " Don't Cry", "Paradise City" e "November Rain", lembro que "Knockin' On Heaven's Door" foi composta por Bob Dylan . Mas colocá-los ao lado das bandas que realmente foram revolucionarias, bandas que inovaram a música é mais do que exagero. A todos que são defensores incansáveis do Guns pergunto, qual é o outro grande álbum da banda além de "Appetite For Destruction" lançado em 1987 ? Sejam honestos. Olhem o "Chinese Democracy" demorou sei lá, 13 a 15 anos pra ser feito, e quem ouviu não gostou tanto pois encontraram um Axl com uma voz ainda pior, mais esganiçada, e nenhum Guns já que nenhum outro membro original participou das gravações, encontraram um álbum feito com o apoio de vários músicos e uma sonoridade diferente do antigo Guns.
O que faz do Slash bom ? Ele sabe tocar, tem habilidade com a guitarra, quando o vejo tocando parece fácil. Mas quando vejo Eric Clapton, Eric Johnson, Jimi Hendrix, Jimmy Page, não parece fácil por que a maioria das músicas deles realmente não são fáceis de serem tocadas. Estes sim são deuses da guitarra. O Slash nunca foi o compositor do Guns, a única coisa que ele realmente compôs e fez sucesso foi o riff de "Sweet Child o' Mine" que ele mesmo chama de idiota, mas ainda sim é tratado como um dos maiores de todos os tempos e usa basicamente a pentatonica de D(ré) e de E(mi) menor. Por isso as vezes eu (e alguns amigos meus que escutam música e acredite são guitarristas e bateristas) tenho a humilde impressão de: quem escuta Guns nunca ouviu nada de rock, ou seja não é um roqueiro mas sim fã de uma banda de rock que teve seus méritos sim, mas nada alem disso.
Agora Axl, o grande frontman, dizem ser o maior responsável pela separação da banda original. Axl tem ou melhor tinha uma grande característica, seus famosos agudos, mas, o que mais ? Será que os que o consideram um grande vocalista, já ouviram um tal de Freddie Mercury cantar? Ronnie James Dio? Robert Plant? Stevie Ray Vaughan? Se quiserem ouvir um vocalista que grita e que as vezes da uns murmurios ouçam Led Zeppelin que é milhares de vezes melhor. Se quiserem ouvir um que vira e meche ficava de cueca no palco ouçam Queen que teve um dos maiores vocalista da história.
Não estou dizendo que Guns n' Roses é uma banda mediócre, só digo que ela recebe muito mais crédito do que realmente merecia. E honestamente para mim a última grande banda de rock que sem tem noticia se chamava Nirvana, eles sim fizeram alguma diferença, apresentaram algo novo, as músicas em sua grande maioria tinham tons depressivos, mas foi inovador. O som era agressivo e ao mesmo tempo melancólico, era o que o vocalista e guitarrista Kurt Cobain sentia, pena que ele se foi levando junto a alma do Nirvana.
Peço aos fãs do Guns que leiam uma, duas, quantas vezes for necessário e vejam se estou mentindo.

10 comentários:

  1. Que isso Novaes,

    Belo texto! Guns é uma banda boa(sou fã), mas cara acho que você deu uma exagerada na dose... você destruiu(acabou) com a banda. Slash é um ótimo guitarrita na minha opinião fica atrás apenas de Jimi Hendrix. Slash, teve o auge de sua carreira bem no inicio do Guns N' Roses e isso levou a sua vida a um belo começo! Slash na minha opinião, não irá evoluir de nivel até porque já aprendeu demais...
    O Axl de hoje não é o mesmo Axl de 85 e sim um Axl destruido e isso eu concordo...

    Guns é também é Rock! Led Zeppelin também é rock!
    Bandas que são rock(na minha opinião):Led Zeppelin,Guns N' Roses,Queen,Ramones e Rolling Stones.

    Apesar destes fatos um ótimo texto!

    Aproveitando os guitarristas(vote na enquete no blog Rock Music)
    http://www.musicrockworld.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tranquilo Novaes,

    Foi males dei uma exagerada na dose(eu também).

    Abraços e desculpas a equipe Welcome To The Jungle!

    ResponderExcluir
  3. Sem problemas amigo
    A intenção deste post foi essa mesmo

    ResponderExcluir
  4. oque me dexa com mais raiva são comentarios assim por que não tem fundamento o cara acabou com a banda pelo fato da banda não ter nada de bom o Axl so se destaca em 1 coisa ele não é o mesmo de 85 ele conseguiu oque parecia impossivel ele piorou é muito revoltante o cara ser aclamado por uma coisa que ele não faz por que o que o axl faz é gemer resmungar e gritar
    e tem gente que acha que ele canta
    e o auge do guns n chega nem perto dos piores albums de bandas como queen ,Led Zeppelin ,AC/DC

    ResponderExcluir
  5. Pois bem, eu não concordo de forma alguma com você lucas...

    E fico com meu amigo novaes nessa opniao, Slash não foi e nunca será esse guitarrista tão extraordinário, ele pode ser bom, pode ser até extraordinário, mas então nunca teve afim de mostrar...

    ResponderExcluir
  6. Cada um tem uma visão diferente do rock´e não sou excessão vou dar um exemplo sou da era Bon Scott quando ele faleceu se eternizou não via mas o ac como via antes cheguei a não gostar mas do ac bem isso e passado quem realmente aprecia o rock sabe quando uma banda e rock´n roll(alias todas tentam ser que é o basico de tudo)a batida o ritmo envolve qualquer musico publico fãs enfim,eu acho na minha opinião que se pegar qualquer banda e ela tocar uma musica (tendo varias musicas cds dvds shows)com o batida do rock voce vai se identificar e gostar abraços britto britto.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. costabritto...
    eu não disse que Guns não é/era uma banda de rock, só disse a verdade, que é ridículo eles serem considerados como uma banda incrível sendo que a rigor duraram cerca de 10 anos e fizeram um único que álbum que prestou

    ResponderExcluir
  8. Polêeemica novaes!! Ótimo post! Quem realmente deveria ler este post são as pessoas que colocaram o Axl em primeiro na nossa enquete ^^
    Concordo com você... Guns é bom, mas não pode ser comparado com os maiores... não axo que valha a pena pagar um ingresso caro para vê-los. Por isso preferi ir ao show do Roger, hehe.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada! Você disse o que eu penso! Eu adoooro alguma coisa que eu não sei se é o GUNS ou o Appetite for Destruction. Um dia desses me peguei pensando nisso, porque apesar de ter toda a discografia do Guns, só ouço o mesmo CD, com alguma música ou outra dos outros albuns.

    Eu não acho que o post é exagerado. Penso que Axl criou uma coisa meio que fenomenal em torno dele e que não é bem assim, nem ele consegue se manter hoje em dia pelo talento puro, é mais pelo respeito. Claro que ele merece reconhecimento, fez músicas marcantes; Slash é um guitarrista muito massa, a banda entrou pra história do rock por merecimento, por ter acrescentado, mas eu acho exagero a coisa toda em torno da banda e dos integrantes. E digo isso como alguém que ouve, gosta; talvez seja até uma fã, mas moderada e realista.

    É possível colocar o Guns entre os maiores SIM, desde que tenhamos consciência que entre os maiores existem outras bandas MUITO maiores, que merecem mais respeito, que fizeram uma quantidade maior de obras consideráveis e que até foram "esquecidas" pela mídia.

    Acho que ao Guns (à banda e aos fãs - os que são mais cegos) cabe um pouco mais de humildade para reconhecer o lugar que têm e não para tentarem, abusando do respeito , chegar a um lugar que não lhe cabe. A figura do Axl é impressionável, vê-lo no Rock in Rio é marcante, o Guns é histórico, mas não é a melhor banda de rock; é apenas uma das mais aclamadas pela mídia e a mídia geralemnte é babaca!

    Laura

    ResponderExcluir
  10. acho q guns foi sim uma das grandes bandas do rock. Axl n eh + o mesmo e nunca esteve no mesmo nivel do freddy, mas ele foi sim um grande vocalista. Apesar do destaque de Axl e Slash o baixista Duff e o guitarrista Izzy tbm sao outros dois monstros tornando o conjunto da banda muito forte. Digo isso conhecendo bandas de rock como Nirvana, Kiss, AC/DC, Scorpions, Black Sabbath, Iron Maiden, Pink Floyd, entre outras.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.