Pearl Jam


Eddie Vedder, a voz da banda.

O Pearl Jam foi uma das bandas mais representativas e populares da década de 90. Eles, junto com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Alice in Chains e Mudhoney, ajudaram a popularizar o movimento grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuaram ativas até hoje, embora atualmente esteja parada.

Em 1990 a cidade de Seattle nos EUA, que era apenas lembrada por ser a terra natal de Jimi Hendrix, começava a caminhar para se tornar um dos grandes polos do Rock n' Roll americano. E nesta época Eddie Vedder (vocalista) juntou-se a Stone Gossard (guitarrista base), Jeff Ament (baixista) e Mike McCready (guitarrista solo).
Ainda em 90 surgiu o Mookie Blaylock que em novembro do mesmo ano viria a chamar-se Pearl Jam, nome sugerido por Vedder, que, numa brincadeira, disse ser uma homenagem a uma suposta geleia com poderes alucinógenos que sua avó (chamada Pearl) fazia. Existem muitas especulações e teorias quanto a origem do nome da banda mas nenhuma é segura, então vou ficar devendo.
Em 91 com Dave Krusen na bateria, a banda lança o álbum que abriria as portas para o sucesso, considerado um dos melhores álbuns grunge de todos os tempo o álbum "Ten" traz músicas excelentes como: "Alive" (que pelo seu sucesso fez o Pearl Jam ser conhecido nos quatro cantos do mundo), "Black" , "Oceans", "Jeremy" e "Even Flow".
Em 16 de outubro de 1991, o baterista Dave Abbruzzese substituiu Dave Krusen, que, segundo consta, preferiu juntar-se à banda do programa "Saturday Night Live" (mal sabia ele que o Pearl Jam se tornaria um caso sério de sucesso).
Em 1993 a banda lança o álbum "Vs." com boas músicas como: "Go", "Daughter", "Animal" e "Dissident". Chegou ao primeiro lugar de vendagens em tempo recorde: 24 horas. Só na primeira semana, o disco vendeu mais de 950 mil unidades, quebrando com folga um recorde que antes era do Guns n' Roses.
O álbum "Vitalogy" é lançado em 94, e mostra um Pearl Jam ainda criativo e contagiante, com Vedder escrevendo ótimas letras e criando excelentes melodias e os instrumentistas bem afiados. O álbum tem músicas boas como: "Corduroy", "Nothingman", "Better Man", ""Spin the Black Circle", "Not for You" e "Immortality". Aida naqele ano Dave Abbruzzese é demitido, segundo consta, por ter um modo diferente de encarar a fama e o sucesso em relação aos outros integrantes da banda e, em janeiro do ano seguinte, a banda anuncia oficialmente que Jack Irons (ex Red Hot Chili Peppers e Eleven) assume as baquetas no Pearl Jam.
Em fevereiro de 1996, o Pearl Jam ganha seu primeiro Grammy, na categoria Melhor Performance de Hard Rock por Spin the Black Circle. Ainda no mesmo ano o Pearl Jam lança "No Code" com músicas boa como: "Who Are You", "Hail Hail", "Off He Goes" e "Present Tense".
Em 98 "Yield" é lançado mantendo a uma boa quantidade de músicas acima da média como "Brain of J", "Do the Evolution", "Faithfull", "Given to Fly" (que lembra a música Going to California do Led Zeppelin) e "Wishlist".
Em 1999, o Pearl Jam volta a trabalhar na gravação de um novo disco, o sexto de estúdio. O resultado é lançado em maio de 2000 e chama-se "Binaural". Que mostra que a banda tem muita criatividade pois continua com uma qualidade muito boa em suas músicas, o álbum tem grandes músicas como "Nothing As It Seems " ( considerada por Mike McCready a melhor composição da banda), "Light Years", "God's Dice" e "Sleight of Hand".
Em 2002 é lançado "Riot Act" que tem como grande single a música "I am Mine". Em 2 de maio de 2006, a banda lançou Pearl Jam. O álbum, auto-intitulado, traz como destaque o excelente trabalho de guitarras de Gossard e McCready. O discurso do álbum, ao longo de suas 13 faixas, é na sua maioria antiguerra, criticando severamente, à semelhança de Riot Act, o governo de George W. Bush. O single "World Wide Suicide" foi disponibilizado meses antes do lançamento oficial do álbum de forma gratuita no site oficial da banda.
Em setembro de 2009 a banda lançou o seu nono álbum de originais, intitulado "Backspacer", que alcançou o 1º lugar na Billboard Top 200 vendendo aproximadamente 350 mil cópias na primeira semana de vendas (sendo que nos dois primeiros dias vendeu 275 mil cópias), produzido por Brendan O'Brien, que já havia produzido "Yield", de 1998. O primeiro single deste álbum teve o nome de "The Fixer" e foi lançado em agosto. No entanto, a primeira música a ser apresentada em público foi "Got Some", tocada em directo no Tonight Show de Conan O'Brien. O álbum será lançado sem editora nos Estados Unidos, sendo distribuído no resto do mundo pela Universal Music Group.
No dia 10 de julho de 2010, a banda se apresentava em Oeiras, Portugal, quando o vocalista Eddie Vedder leu uma mensagem, em português que dizia: “Obrigado por vim ao nosso último show. Não será o último para sempre, mas o último por muito tempo”.

Curiosidades:
* A banda tornou-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock vendendo ate a data cerca de 30 Milhões de discos nos Estados Unidos, e 60 Milhões em todo o mundo. E sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.
*Em março de 1994, o grupo começou uma dura batalha com a Ticketmaster, a maior empresa de ingressos dos EUA. A banda pretendia baratear o preço das entradas dos seus shows de verão, já que os preços eram estipulados pela empresa, que ficava com a maior parte dos lucros. Sem conseguir encontrar lugares que não tivessem contratos exclusivos com a Ticketmaster e sem apoio efectivo dos outros grupos musicais, o Pearl Jam foi obrigado a cancelar a excursão.

♪ Esta é a música "Alive" um dos maiores sucesso da banda.



♫ "Nothing As It Seems", melhor música do Pearl Jam segundo McCready.


Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Gostei muito da postagem, além de interessante foi educativo rs só não gostei que na postagem não entrou "Black" e nem "Immortality" :( tó tiste! DuDoG

    ResponderExcluir
  2. Com certeza uma grande banda...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram. Dudog, eu só não coloquei os vídeos de "Black" e "Immortality" mas eu as indiquei.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É uma grande banda sim Lucas!
    Valeu novaes, ótimo post!
    Abraço

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.