Guitar Heroes: Stevie Ray Vaughan

Hoje falaremos de um grande nome do Blues/Rock que infelizmente não possui muita difusão na mídia em geral, mas sendo muito aclamado dentre aqueles que se aprofundam mais no denso cenário da musica. Sendo Considerado o 7º maior de todos os tempos pela Rolling Stones e o 3º mais agressivo de todos os tempos pela Classic Rock Magazine.
Stevie Ray Vaughan ou simplesmente SRV nasceu em Dallas em 3 de outubro de 1954, mas ainda na adolescência se mudou para Austin também no Texas em decorrência do inicio da carreira musical de seu irmão mais velho Jimmie Vaughan, mais tarde SRV teria sua primeira experiência musical ao tocar contra-baixo na banda de seu irmão. Em meados da década de 70 conheceu o baterista Chris Layton e o baixista Tommy Shannon formando então a banda Stevie Ray Vaughan & Double Trouble. A primeira aparição de SRV no Montreux Jazz Festival foi de grande valor para sua carreira apesar de ter sido vaiado durante todo o show uma vez que tocava uma pegada muito blues para o publico local, foi em Montreux que David Bowie conheceu e convidou Stevie para gravar as musicas “Let’s Dance” e “China Girl”.
O Primeiro Álbum da SRV&DT denominado Texas Flood foi extremamente aclamado pela critica e pelo publico, alcançando boas vendagens tanto nos círculos de Blues como nos de Rock, a Clássica musica “Pride and Joy” alçou o Top 20 nas paradas e pela primeira vez desde a década de 60 o Blues texano voltava à mídia. Os dois álbuns seguintes também foram extremamente aclamados pela mídia e SRV havia adentrado no cenário mais restrito dos guitarristas dos anos 80 e era comparado a Eric Clapton.

Muito do estilo marcante deste texano se deve a sua guitarra, uma Fender Stratocaster 59’ chamada pelo próprio SRV de “number one”. Stevie nunca limpou ou ate mesmo reparou a guitarra deixando-a com forte apego vintage. #1 era configurada com braço de Rosewood (contra Maple de uma Strato comum) e corpo de Alder herdado de uma guitarra que fora de seu irmão, mas o que mais marcava a musica de SRV eram as cordas incrivelmente pesadas de calibre .13 enquanto uma Strato normal sai das lojas com cordas .09 ou .10.
Em 1989 SRV termina o Tratamento contra o álcool e as drogas e volta às turnês com o álbum In Step, sua turnê européia foi muito aclamada e SRV se junta a Eric Clapton Buddy Guy e Freddy King para lançar um grande álbum de guitarras ,mas o projeto não sai do papel, apesar do fracasso deste projeto Stevie lança o single “Pipeline” extremamente aclamada, essa musica é considerada o hino do Surfe.
No dia 27 de agosto de 1990 Stevie faz um grande show em East Troy com a Presença de Eric Clapton já de volta ao auge , Buddy Guy e de seu irmão Jimmie Vaughan, Logo após o show Eric iria pegar o helicóptero para Chicago ,mas SRV toma seu lugar pois estrava atrasado para pegar um vôo em Chicago, mas a aeronave caí logo após decolar matando Stevie Ray Vaughan e Parte da Equipe de Eric Clapton. Stevie morre deixando um álbum incompleto e o seu unplugged que ainda não havia sido lançado, logo após os tramites legais o MTV Unplugged SRV e o álbum The Sky is Crying foram lançados , tendo grande aceitação na mídia.
Videos :

Pride and Joy



Texas Flood




Superstition





Donwload via Torrent:

http://thepiratebay.org/torrent/4160659/Stevie_Ray_Vaughan_Discography_%28_256kbps%29


Agradeço ao Novaes pela ajuda...

2 comentários:

  1. Saudações.
    Um dos meus guitarristas favoritos, SRV unia o feeling do Blues à pegada do Rock.
    Sua morte trágica não apaga sua carreira brilhante e seu estilo - até hoje - inigualável.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.