Talk Box

O Talk Box é um dispositivo utilizado para dar um efeito similar a voz em instrumentos musicais, normalmente guitarras. É um brinquedo bastante popular entre guitarristas famosos, ele é capaz de dar um efeito muito particular à melodia.


O Talk Box funciona produzindo uma amplificação com um dispositivo que direciona o som através de um tubo. O tubo normalmente é posicionado ao lado do microfone, de maneira que ele fique próximo ou na boca do músico. O músico então "modela" o som abrindo ou fechando sua boca. O músico também pode falar, fazendo com que sua voz pareça produzida pelo instrumento. Esse som sai da boca do músico e, quando vai para o microfone, uma voz híbrida do instrumento e do músico é ouvida.

A origem do Talkbox não é muito clara. Alguns dizem que Doug Forbes inventou-o com seu Voice Bag, em 1963. Mas, Bob Heil da Heil Sound também diz que ele inventou o Talkbox em 1971.
Em 1973, Heil deu o Talk Box para Peter Frampton como um presente de Natal e Frampton usou ela extensivamente em seu álbum "Frampton Comes Alive!". Devido ao sucesso de seu álbum, e particularmente dos singles "Do You Feel Like We Do" e "Show Me the Way", Frampton se tornou de alguma maneira sinônimo do Talk Box, a despeito de estar usando apenas em uma pequena quantidade de seus trabalhos.
O grupo musical norte-americano Zapp & Roger Lançou seu primeiro disco em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Nos anos 1980, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do Talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. Formado pelos irmãos Troutman, Roger, Lester, Larry e Terry (cujo apelido deu o nome a banda). Também fizeram parte do grupo os vocalistas Bobby Glover e Janetta Boyce, os tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.
Peter Frampton utilizando o Talk Box
Em 1988, Heil vendeu os direitos de manufatura para Dunlop Manufacturing, Inc. que atualmente constrói a Talk Box de Heil segundo os mesmos padrões que Bob Heil projetou em 1971. Peter Frampton também vende sua própria linha customizada , incluindo Talk Boxes.
Em 1999, O Foo Fighters também utilizou "talk box" durante a gravação do álbum "There is Nothing Left To Lose" na música "Generator". Durante a turnê desse álbum, a banda tocou alguns clássicos em que o talk box foi utilizado, como Rock Mountain Way do Joe Walsh e Show Me The Way do Peter Frampton.

Outros grande guitarristas usam o talk box, entre eles estão: Slash, Matthias Jabs (Scorpions), Joe Perry (Aerosmith), Tom Morello (Rage Against the Machine), Zakk Wylde (Black Label Society) e Joe Satriane.

Apesar de ter sido adotado por muitos guitarristas. O Talk Box se tornou marcante nas mãos, ou melhor, na boca de Riche Sambora do Bon Jovi. Uma das músicas mais clássicas da banda conta com o apoio do aparelho, "Livin' On a Prayer", que em 2006 foi considerada como a melhor música da década de 80 através de uma votação online realizada pela VH1, conta com o talk box em sua introdução, que se tornou marcante.



Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Ótimo Post!

    O Talk Box é bem interessante, porque capta o vácuo dos Amp's e toca pelo cano, fazendo com que pareça que o guitarrista está tocando guitarra pela boca.

    Slash usou bastante na época do Guns em músicas como Rocket Queen, e também durante seus solos individuais.

    Outro que o usa muito bem é John Petrucci do Dream Theater (vide a música Home do disco Scenes From A Memory).

    MAs realmente quem reinventou o uso do dispositivo foi Sambora do Bon Jovi.

    Há também uma versão do TalkBox da Danelectro chamado Free Speach, com botões de volume e profundidade, que pode ser conectado na cadeia de pedais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,amei a matéria,muito completa! Se você não se importar,vou dar uma prévia sobre ela no meu blog. Pode ser? Beijos e muiiito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários. ^^

    Pode fazer uma prévia sim, sem problemas.
    Abraço

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.