God Save Ronald Biggs - herói e anti-herói desde 1949.

Ronald Arthur Biggs, o Ronald Biggs do assalto ao trem postal em Buckinghamshire, Inglaterra (1963); o Ronnie Biggs que levou apenas 15 meses para escapar da Her Majesty's Prison Service (Wandsworth - 1965) e depois fugiu para o Paris (onde fizeram nele uma operação plástica sem maiores perguntas!), Austrália, Panamá, Venezuela (Argentina e Bolívia?) e, finalmente, Brasil; o Biggs que ciceroneou os Sex Pistols quando estes passaram pelo Rio de Janeiro (chegando até a gravar com eles!); o sr. Biggs, pai do Michael Biggs, membro do grupo infantil Turma do Balão Mágico (sim! lembram-se dele?);
enfim, ele está vivo.
Sua história vai além da simplificação "bandido que foge para o Brasil",
"terra que aceita qualquer um", ou do "anti-herói" mítico.

No Reino Unido virou lenda. No Rio de Janeiro, celebridade.

Punk original (aquele do tipo instintivo, que não sabe que é mas é),
capitalizou seu status e virou ícone que até hoje incomoda (pois não se encaixa em nenhum modelo que temos encravados no nosso subconsciente) e nos faz lembrar:
ninguém é inocente.


Biggs venceu.
Entregou-se somente quando quis voltar à ilha da rainha (sentia falta dos pubs, da cerveja) - e transformou também essa parte de sua história em páginas de tablóide, esfregando em nossos rostos o quanto torcemos por heróis, vilões e desfechos shakespearianos (ou seriam brechtianos?). Sua liberdade condicional foi negada diversas vezes pela justiça inglesa (que é cega e vingativa), mesmo tendo cumprido o que a lei prevê para tal (um terço de sua pena já estava paga).
Adoeceu. O ministro britânico Jack Straw - num misto de complacência e regozijo - concedeu-lhe a iberdade por razões médicas, já que "não se esperam melhoras ao seu estado".

Biggs venceu de novo.
Aos 82 anos Ronald Biggs lançou hoje (17/11/11), em Londres, sua autobiografia intitulada "Odd Man Out: The Last Straw", narrando episódio após episódio como fez para se tornar herói e anti-herói.

God Save Ronald Biggs.

(obs.: o "1949" do título da postagem se refere ao ano em que Biggs desertou, foi preso e dispensado com desonra pela RAF, a Força Aérea Britânica - bem antes do grande assalto.)




Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.