O Baixo & O Baxista

Nos anos 50, o grande problema dos contrabaixistas (Contrabaixo: Instrumento grande, de madeira, original do século XV) da época era o transporte de seu instrumento, delicado e extremamente pesado, até que no ano de 1951, Leo Fender criou o baixo elétrico.
Talvez o fato mais interessante sobre o baixo é que sua versão eletrificada surgiu antes da acústica; enquanto Leo Fender introduziu no mercado seu primeiro modelo elétrico; O instrumento, batizado de Precision, ficou rapidamente conhecido como Fender Bass. Seu modelo era mais dinâmico e diferente do que o modelo do contrabaixo clássico.
Os baixos comuns costumam ter 4 cordas [E(MI), A(Lá), D(Ré), G(Sol], mas atualmente existem modelos de até 6 cordas.
Atualmente existe um enorme leque de modelos de baixos, alguns inclusive são semelhantes a certos modelos de guitarra.
Nesta imagem abaixo você poderá ver todas as partes que compõem o baixo:
Técnicas

Tapping:O tapping é a técnica no qual as notas são extraídas de um instrumento de cordas de forma parecida ao de um piano, batendo nas cordas com as pontas dos dedos nas notas que se deseja executar. Quando são utilizadas ambas as mãos recebe o nome de two-hands tapping, sendo na guitarra popularizada por Eddie Van Halen.
Slap: O slap é a técnica tem sua criação atribuída a Larry Graham, que se não foi o inventor, seguramente foi quem primeiro a popularizou. Chamado por Graham de "thumb and pluck", consiste em percutir e puxar as cordas usando o polegar e os outros quatro dedos da mão direita (ou esquerda, para canhotos) obtendo uma sonoridade estalada e metálica, sendo uma das mais complexas técnicas de execução no contrabaixo elétrico.
Pizzicato: O pizzicato é a técnica em que se dedilha, com a alternância de dois, três ou quatro dedos, as cordas.
Palheta: Principalmente no hard rock e no punk rock, é comum os baixistas tocarem o baixo com palheta, fazendo com que o som fique mais estalado e agudo, e por vezes mais potente. Normalmente, usa-se uma palheta mais grossa do que na guitarra (de 2 a 3 milímetros).

Agora é hora dos baixistas
Ainda que seja um instrumento importante em uma banda o baixo e o baixista (a não ser q seja vocalista) são muito ignorados, pelo fato do instrumento servir para a percussão (não da pra se fazer um solo completamente insano em um baixo).
O primeiro baixista a se apresentar com o Precision foi William "Monk" Montgomery (irmão mais velho do guitarrista virtuose Wes Montgomery) em turnês ao vivo com a banda de jazz de Lionel Hampton. Bill Black, que tocava baixo na banda de Elvis Presley, adotou o Fender Precision em 1957.
Outros baixistas importantes são: Paul McCartney (The Beatles), que eternizou um dos modelos de baixo mais interessantes que existem (lembra um contrabaixo clássico). Gene Simmons (Kiss), John Entwistle (The Who), Jack Bruce (Cream), Flea (Red Hot Chili Peppers), Geezer Butler (Black Sabbath)e John Paul Jones (Led Zeppelin). E mais alguns que esqueci.

Fonte: Wikipédia

5 comentários:

  1. "não da pra se fazer um solo completamente insano em um baixo". Sinto muito lhe contradizer mas saca isso.
    http://www.youtube.com/watch?v=veLGBk1mE5U

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Talvez os baixistas seja as figuras mais estranhas das bandas - já que muitas pessoas (do público) insistem em dizer que não escutam seus instrumentos ^^
    Uma pena, já que Lemmy Kilmister (Motörhead) e Les Claypool (Primus) são verdadeiros MONSTROS das quatro-cordas! Veja o que eles fazem em "Overkill" (http://www.youtube.com/watch?v=qeHkgKDo-aE) e "Jerry Was A Race Car Driver" (http://www.youtube.com/watch?v=LBQ2305fLeA).
    Impressionante!

    ResponderExcluir
  3. Pô Biel quebra minhas pernas eim, que parceria shaushua.
    Bloody... realmente é impressionante, pelo jeito terei que tirar o "não se pode fazer um solo insano...".
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ah cara, ninguém vai se importar com errinhos nao, so alguns baixistas se sentiram ofendidos e querem te assassinar mas ah... ninguem sabe seu endereço mesmo shausauhsuahsahushau

    ResponderExcluir
  5. eu sou baixista de uma banda de rock
    gostei desse blog, meu estilo de vestir faz com que as pessoas me acham mais insano, quando estou no palco eu fico + o furioso eu meu baixo somos um so.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.