ÍDOLOS? PORQUE ELES? Por Rodrigo Alves

ÍDOLOS? PORQUE ELES?

Iremos hoje dar inicio a seqüência de posts “Ídolos? Porque eles?”, esta seqüência tem o intuito de falar um pouco sobre ídolos dos amantes de rock, e para isso convidamos autores de vários blogs para enfim dizer
PORQUE ELES?
  
ENTÃO VAMOS LÁ! ENJOY!



  

Eric Clapton 
O Branco de Alma Negra
Por: Rodrigo Alves


Quem é ele? 



Eric Patrick Clapton (nascido em 1945 na Inglaterra), também conhecido como "Slowhand" é um dos melhores guitarristas do mundo.

O músico visitou vários estilos musicais, no entanto manteve-se fiel às suas raízes, sendo conhecido pelas suas proeminentes composições no cenário do Blues, o que lhe rende o título de Branco De Alma Negra, visto que o Blues é um movimento musical de ascendênica na cultura dos negros americanos.

Ganhou seu primeiro violão aos 13 anos, e apesar da dificuldade inicial de aprender a tocar o instrumento, quase desistindo, acabou se esforçando para tocar os primeiros acordes influenciado por canções antigas de blues, que tentava reproduzir. Em pouco tempo, já dedicava horas diárias ao aprendizado, e foi conseguindo dominar o instrumento.
Foi na banda Cream, um dos primeiros "Power Trios" do rock que Clapton ganhou notoriedade. A banda foi forte referência no blues-rock, e esteve na ativa de 1966 a 1969. O Cream marcou a história do rock,  fazendo um som híbrido de blues, hard rock e rock psicodélico, combinando a técnica apurada de Clapton na guitarra com a poderosa voz e intenso baixo de Jack Bruce e a influência de jazz do baterista Ginger Baker

Em carreira solo, seu primeiro disco veio em 1970, e já veio quente, com a faixa Let It Rain. A seguir, ele formou a banda Derek and the Dominos. A banda gravou um brilhante álbum duplo, hoje em dia considerado como a obra-prima de Clapton: Layla and Other Assorted Love Songs.

Na década de 70, o grupo entrou em turnê, e rendeu um grande album ao vivo. No entanto, devido aos abusos de alcool e drogas, a banda acabou separando-se, e Clapton entrou na onda das drogas, acabando pelo vício em heroína. Ele parou de tocar e se apresentar.

Os amigos não o deixam definhar, e por volta de 1976, ele retorna com uma banda fortissima, mas só faz um sucesso moderado, e nos anos 80 ele praticamente se ausenta do cenário do rock. Mas ressurge forte, em um momento muito complicado de sua vida pessoal.

Foi em 1990 que seu filho, Connor, morre depois de cair de uma janela. Ele escreve a canção Tears In Heaven, que é tida como a canção de assinatura de Clapton. E sua carreira, desde então, só tem melhorado, com grandes sucessos.

Atualmente, Clapton prepara um lançamento musical, como sempre, com influências de Blues e folk rock.
 
Curiosidades:
(fonte: Wikipedia)

Eric Clapton foi creditado no álbum Brothers in Arms do Dire Straits só porque emprestou a Mark Knopfler uma de suas guitarras.

Clapton foi proibido de dirigir na França e teve sua carta de motorista cassada no Reino Unido depois de ser pego dirigindo um Porsche 911 em alta velocidade numa rodovia francesa em outubro de 2004.

Sugestão de músicas:

As versões de Knockin' On Heaven's Door interpretadas por Clapton, a música I've Got A Rock'n Roll Heart, e a versão do album Unplugged, de 1993 para a clássica Layla, além de White Room, da banda Cream, são músicas que nos ajudam a entender a carreira deste grande guitarrista.

Porque ele?

 
Em matéria de rock, blues rock e até um rock mais pesado (como o que se fazia no Cream), Clapton não fica devendo nada. É um dos grandes representantes do rock arte, e a força de suas músicas, não perde fãs, mas conquista cada vez mais, geração após geração.

O rock tem grandes nomes que primam sempre, pela elegância. Clapton, Neil Young, Jeff Beck, são alguns dos exemplos de músicos que centraram suas carreiras no rock, no folk e no blues, e, com isso, tornaram-se influências nos seus estilos.


 



Autor

Rodrigo Alves

Sou segundo tenente, nasci no Rio Grande do Sul, mas já morei em vários lugares em decorrência de meu ingresso no exército. Admiro as bandas dos anos 60 e 70, sendo grande fã do rock psicodélico.






Um comentário:

  1. Uau!
    Eric Clapton de cara!
    Sou fã de carteirinha dele na época de Cream (confesso que depois eu não o acompanhei muito) e sempre o tive como um dos meus guitarristas favoritos.
    Se Clapton é seu nome,
    (e GOD é seu apelido)
    Blues Rock é seu sobrenome!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.