A Força do Acústico I



Nem tudo no Rock se resume em Guitarras e Amps então resolvi postar essa serie de posts sobre a influencia do acústico em diversas épocas e estilos do rock e como muitos hinos do rock tiveram mais “poder” quando desligados da tomada.

Início dos Tempos- 1970
Apesar de varias controversas existe um consenso que o rock se iniciou em 1955 e como as guitarras eram uma novidade ainda recente e em alguns casos caras , os músicos optavam pelo uso de piano ou ate mesmo de bandas de metais, mas o que nos interessa nessa serie é o uso do Violão. Conversando com meu amigo e também colaborador deste blog Novaes chegamos a conclusão que começaríamos com os músicos de Blues/Rock negros uma vez que estes não tinham dinheiro para a compra de guitarras elétricas e nem a fama de Chuck Berry para usá-las, os EUA ainda viviam na segregação.

Grande nome dessa época , Robert Johnson é considerado o nome mais expressivo e mítico do estilo, negro de origem pobre e com talento incomum com as cordas ,estabeleceu os padrões básicos do Blues como os 12 compassos seguidos de curtos riffs , mais tarde essas marcações serviriam de base para o inicio do rock, graças a sua morte inicia o grande mito de que pessoas ligadas ao Rock tem pactos com o demônio, mas neste caso nota-se que é uma atribuição Racista e religiosa, uma vez q o estilo musical de Johnson estava extrapolando os subúrbios e invadindo todas as classes inclusive aos jovens brancos, com a morte do ícone rapidamente sua imagem foi relacionada com o demônio para afastar as jovens cabeças do estilo musical dos negros.
Para ele o violão não era uma opção ,mas a única ferramenta que ele tinha para compor e tocar suas musicas que basicamente contavam o dia-a-dia dos negros do sul dos EUA.

Ídolo de Jimi Hendrix e de Stevie Ray Vaughan, Hubert Sumlin foi um dos pioneiros nas guitarras mas antes de ligar sua ferramenta “na tomada” , Sumlin fez aclamada carreira no cenário Blues/Rock Acústico e foi também o primeiro negro a fundar uma gravadora a Blue Horizon, o selo criado por ele iria gravar diversos artistas negros e seria a maior gravadora do estilo ate o advento da Motown Records ( Gravadora que lançou Jackson’s 5 e Marvin Gaye dentre outros ). Sua pegada no violão era absurda e infelizmente só pode ser notada quando ele gravou um álbum acústico já com idade avançada visto que não era de interesse da mídia fazê-lo anteriormente. Já no fim da vida Sumlin se mostrou um grande vocalista de voz forte e marcante.



Maior Mito e considerado o Rei do Rock nacional, Raul Seixas foi um dos pioneiros no uso de guitarras no Brasil, mas apenas para Riffs, o curioso fato de que suas musicas eram tocadas em violões e apenas os riffs eram elétricos dava uma força nunca vista na musica brasileira que ate os anos 70 era restrita aos violões da bossa nova.
Raul fez de si próprio um mito e mártir da causa Sociedade Alternativa ,que era uma critica ao tipo de sociedade que existia no planeta, o primeiro homem a vencer um pacto com o demônio teria sido Raul enquanto seu ex-parceiro Paulo Coelho simplesmente arregou do fardo. Raul fundou o fã Clube de Elvis no Brasil e segundo ele próprio aprendeu a beber com John Lennon ,vizinho de Raul em Nova York.







Em Breve a Parte II com as Grandes musicas e mitos de 1970-1990
Abraços

2 comentários:

  1. Saudações.
    Nem preciso dizer que essa é mais uma sacada inteligente do blog: traçar a história dos acústicos desde as origens do rock.
    Não aquele "acusticuzinho" manjado daquela televizaozinha fadada à falência (viva a Internet!), mas o acústico real, feito sem eletricidade e com muito feeling.
    Parabéns.
    Só fiquei curioso quanto à história do Raul ter sido o primeiro a ganhar um pacto com o diabo..

    ResponderExcluir
  2. Vlw cara ! ou vou continuar postando a serie , so estou sem tempo... e depois vo falar algo sobre o Raul tambem

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.