Tudo o que um guitarrista lendário deve ter

E aí galera, tudo bem com vocês? Bom, continuo procurando pela minha criatividade, enquanto ela não aparece, me viro falando sobre o assunto que mais me agrada no mundo do rock: Guitarras e guitarristas.
Parece que só sei falar disso, mesmo que não entenda muita coisa.
Fiz uma lista falando quais características, penso, que um guitarrista tem que ter para ser considerado lendário. Acredito que tenha abordado os itens principais, espero que concordem e, principalmente, gostem da postagem.


Técnica: 
É, sem dúvidas,  o item primordial. Antes de tudo,o guitarrista tem que ser bom. Existem várias características e técnicas diferentes. Não se mede técnica somente pelo conhecimento e velocidade (se fosse assim, somente guitarristas de power e trash metal figurariam entre os melhores), mas também pelo feeling (capacidade de fazer o instrumento "falar" por você, passar sentimento através da melodia).
A grande maioria dos guitarristas famosos podem ser considerados técnicos, claro que alguns exploram mais um tipo de habilidade do que outra.  
Ainda assim, técnica não é nada se não for combinada com outras características. Muitos guitarristas habilidosos vivem no anonimato por não terem a combinação.
"Eu acho que muitos destes novos guitarristas deveriam voltar ao básico e parar de tentar tocar o mais rápido possível. Qualquer pessoa pode adquirir uma técnica veloz sozinho no quarto... Acho que muitas vezes os solos memoráveis são provavelmente aqueles que você consegue reproduzir cantando. É muito mais difícil tocar de maneira lenta e dizer alguma coisa."

Estilo:
Maquiagem, saltos plataforma, cabelos pintados, roupas extravagantes, guitarras  coloridas personalizadas...  Alguns guitarristas, principalmente os de glam rock, exageraram bastante na hora de criar uma identidade, eram praticamente um bando de drag queens.
Penso que esse exagero não é necessário,  mas o estilo sim. Criar uma identidade é muito importante para qualquer tipo de músico, não só nas roupas, mas também nos trejeitos e escolha de seu instrumento... deve ser algo incrível ser lembrado por ter tocado determinado modelo de guitarra, e sempre ter seu nome relacionado a ele, e vice-versa. 
O estilo não é só visual, mas também na escolha de efeitos, distorções... a pegada que o cara tem na hora de tocar.

"Cada um toca de jeito diferente, a personalidade transparece."
Jimmy Page, ex-Led Zeppelin

Presença de palco:
É, praticamente, gerada pela fusão dos dois primeiros itens, mas não poderia deixar de ser destacada. De que adianta o cara ser bom e ter um estilo criado, se ele fica estagnado em um canto do palco? Claro que tudo depende do estilo da banda, mas não precisa ser alheio ao que está acontecendo.
O grande guitarrista se aventura, passeia pelo palco( caso não seja o vocalista),  atiça seu público, realiza solos improvisados. 
Resumindo, faz um show à parte... sem estragar a performance de sua banda.
" Quando você toca um acorde, um monte de garotos no meio do público está tocando com você."
Angus Young, AC/DC

Criatividade:
É uma característica mais do que essencial, na minha opinião o grande guitarrista sempre deve ter participações nas músicas de sua banda, tanto na composição de melodias quanto na composição de letras, de preferencia boas e marcantes. Muitos guitarristas famosos reúnem todas as ultimas características menos esta. Como alguém pode somente transmitir sentimentos dos outros, mas não demonstrar os seus? Aqui é onde os homens são separados dos garotos, e muitos guitarristas de renome ficam para trás. 
" Só me lembro de lutar pra compor antes que o momento passasse e sumisse, de pegar a guitarra, e foi aquilo que saiu."
The Edge, U2, falando sobre "Sunday Bloody Sunday"

Se um guitarrista reunir todas essas características, provavelmente, marcará toda uma geração, e poderá ser considerado lendário... assim como o guitarrista desta banda:

Hahahaha claro que eu colocaria AC/DC, espero que tenham gostado. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!

Você é livre para comentar o que quiser, porém me reservo no direito de apagar seu comentário se julgar desapropriado para que os outros leitores vejam.

Outros links que podem te interessar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.